sábado, 16 de outubro de 2010

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


Deborah Kerr morreu a 16 de Outubro de 2007
.
Tinha 86 anos.

Quando se fala de  injustiças, em relação à atribuição dos “Óscars” da Academia, Deborah Kerr é um bom exemplo.

Participou em filmes espantosos, teve interpretações sublimes: “Até à Eternidade”, realizado por Fred Zinnemann, aquele beijo numa praia no Haway, “O Grande Amor da Minha Vida”, um filme de Leo McCarey, com Cary Grant, encontros e desencontros no topo do Empire State Building “Quando os Sinos Dobram”,  da dupla  Michael Powell-Emmric Pressburger, “O Espírito e Carne” de John Huston, uma freira e um Robert Mitchum perdido de bêbado, "Chá e Simpatia” de Vincente 
Minnelli, (“De cada vez que vejo este filme, mais ele me comove”, para citar João Bénard da Costa) e esse extraordinário  “A Noite de Iguana” de John Huston e as soberbas interpretações de Deborah Kerr, Ava Gardner e Richard Burton.

Nomearam-na seis vezes para um Óscar, mas nunca lho deram. Apenas em 1994 a Academia a premiou com um Óscar honorário de carreira.

Felizmente que os “Oscars” não fazem fazem a história do cinema.

No dia da sua morte, Ferreira Fernandes escreveu esta crónica no "Diário de Notícias":

“O filme Até à Eternidade (1953) tinha ficado na história universal da infâmia através de uma lenda. Frank Sinatra, no ponto mais baixo da sua carreira, queria um papel no filme. O produtor recusou. O cantor pediu a um amigo da Mafia que intercedesse. O produtor, depois de ter recusado de novo, acordou com uma cabeça de cavalo degolada na sua cama. Sinatra teve o papel, ganhou um Óscar e relançou a carreira. Até à Eternidade foi um bom filme, com a amizade de homens (Sinatra, Montgomery Clift...), um solo de trompete, um Ernest Borgnine sólido... Demasiadas boas coisas, tapando o essencial. Um homem e uma mulher apaixonam-se. Eles são belos (Deborah Kerr e Burt Lancaster) e dão o mais belo beijo do cinema (enrolados numa praia do Havai). Ela diz-lhe que foi o melhor beijo dela. Ele pergunta quantos já dera. Ela pergunta se ele trouxe a máquina de calcular. Eles estavam de fato de banho. Um dos pilares da minha civilização apoia-se naquela praia”

Sem comentários: