quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DESORÇAMENTO


Quando se olha para os jornais e para a nossa vida de hoje, é fácil pensar que é uma sucessão de tragédias. Ainda não se sabe tudo, mas desde já se pode concluir que a situação é aterradora.

Na tentava pífia de dançarem o tango, PS e PSD andam num jogo de cadeiras e Cavaco Silva, neste momento, apenas está interessado na sua reeleição.

Ministros e secretários de estado andam num virote pelo país fora.

Alguém nos governa?

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso disse que "é importante para a vida dos portugueses" que se chegue a um acordo sobre o orçamento de Estado para 2011.

Entretanto Teixeira dos Santos foi considerado, pelo “Finantial Times”, o pior ministro das Finanças de 19 países da União Europeia. Ao ministro português foi atribuída a pior «performance» política, revelando um fraco perfil a nível europeu.

No final de Junho, segundo o Banco de Portugal,havia 630 mil portugueses com crédito vencido junto das instituições financeiras que operam em território nacional.

No ano passado, segundo o Instituro Nacional de Estatistica,21,4 por cento dos portugueses viviam em privação material, o que equivale a dizer que tinham dificuldade em pagar as renda de casa em atraso, manter a casa aquecida ou fazer uma refeição de carne ou de peixe pelo menos de dois em dois dias.

Segundo o “Diário de Notícias” são cada vez mais as famílias a precisar de apoio alimentar para sobreviver. Só no primeiro semestre deste ano mais de 300 mil pessoas recorrem ao Banco Alimentar.

Nos primeiros nove meses de 2010 venderam-se 614 automóveis de luxo, mais 4% que em igual período de 2009.

 “Este orçamento do Estado é a aceitação do desastre que tem sido a governação do país na última década. O primeiro-ministro acabou por aceitar o desastre da sua própria governação”
Henrique Neto, empresário e dirigente do PS no “Público”

Sem comentários: