sexta-feira, 18 de novembro de 2011

JANELA DO DIA


1.

Os portugueses consideram que as medidas previstas no Orçamento do Estado para o próximo ano agravam a sua situação financeira, mas reconhecem a razoabilidade das mesmas face à actual situação do país.

Como dizia o almirante:

O povo é sereno!

2.

O presidente do BPI, Fernando Ulrich, pediu o fim das conferências de imprensa da troika, numa intervenção no Congresso da Confederação Empresarial de Portugal dedicado ao Imperativo do Crescimento..

Ter de ouvir funcionários, sei lá, de quinta ou sétima linha, não eleitos democraticamente, virem cá dizer o que temos de fazer... Por favor, poupem-me. E venha a união política

3.

O presidente do Conselho Económico e Social, Silva Peneda, duvida que a proposta do Governo para aumentar em meia hora o horário de trabalho no sector privado seja importante para criar competitividade nas empresas e admitiu que a proposta pode cair na Concertação Social.

Não penso que isso seja um factor tão fundamental que vá criar a competitividade. Se demonstrar que isso vai criar a competitividade das empresas e aumentar as exportações de um modo muito significativo, muito bem, mas ninguém me pode demonstrar isso. Portanto, eu não acredito.

4.

Duarte Lima, suspeito de crimes de branqueamento de capitais, fraude fiscal e burla qualificada, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

Não está em causa, como é óbvio, a inocência ou a culpabilidade de Lima Duarte.

A história é uma outra:

O meu avô paterno, republicano histórico, benfiquista e anti-clerical, que tinha a certeza que tudo o que nos acontecia de mal, era culpa dos padres, dizia amiúde:

Desconfia de gente muito beata. Eles escondem sempre qualquer coisa.

Legenda: fotografia de Gerard Castello Lopes

Sem comentários: