segunda-feira, 21 de novembro de 2011

JANELA DO DIA


1.

Miguel Laranjeira, dirigente socialista e responsável pelos assuntos sociais e laborais, em conferência de imprensa, disse:

 O Partido Socialista  não toma posição sobre a greve geral da próxima quinta-feira e, enquanto partido político, não participa.

 2.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, afirmou, hoje, no Parlamento que as projecções macroeconómicas foram revistas durante a última missão da 'troika', esperando agora uma queda de 1,6 por cento do PIB este ano e 3 por cento em 2012.

Portugal irá receber a terceira tranche em Dezembro e Janeiro.

Depois desta tranche teremos recebido 38,2 mil milhões de euros", disse. "Em pouco mais de 6 meses teremos utilizado mais de metade do valor disponível, se deduzirmos os montantes para recapitalização da banca.


3.

Segundo o semanário Sol , a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, recebe 7.255 euros de pensão por dez anos de trabalho como juíza do Tribunal Constitucional.

Por não poder acumular esse valor com o ordenado de presidente do Parlamento, Assunção Esteves abdicou de receber pelo exercício do actual cargo, cujo salário é de 5.219,15 euros. Mantém, no entanto, o direito a ajudas de custo no valor de 2.133 euros.

Assunção Esteves pôde reformar-se muito cedo, aos 42 anos, porque a lei de então contemplava um regime muito favorável para todos os juízes do Tribunal Constitucional: podiam aposentar-se com 12 anos de serviço, independentemente da idade, ou com 40 anos de idade e dez anos de serviço.

Sem comentários: