segunda-feira, 28 de novembro de 2011

JANELA DO DIA


1.

Segundo o Público, a CP está à procura de entidades públicas ou privadas que possam ser suas parceiras na exploração do comboio histórico do Douro, para minimizar os prejuízos que tem tido naquele serviço e que a empresa diz não poder mais suportar.

Caso esta solução não seja viável, está efectivamente em causa a sua continuidade.
Este ano o comboio histórico teve custos de 150 mil euros e receitas de 90 mil euros.

A Estrutura da Missão do Douro olhando os valores financeiros em causa, absolutamente simbólicos para a realidade da CP, considera criticável a opção de encerramento do serviço do comboio histórico no Douro.

Esta decisão, a confirmar-se, não acompanha de todo a aposta que se faz hoje no desenvolvimento turístico da região, nem respeita o seu estatuto de Património da Humanidade.

2.

A dívida de curto prazo da Parque Expo atingia, no final de 2010, 150 milhões de euros e era cinco vezes superior ao volume de negócios gerado pela empresa em 2009, revela um relatório do Tribunal de Contas.

O Estado gastou, até 2009, cerca de 491 milhões de euros com a Parque Expo, mais de metade do total despendido com o universo de empresas analisado neste relatório.

O governo que nos assiste, anunciou, em Agosto, a extinção da Parque Expo.

3.

Segundo dados do governo, Portugal vai pagar um total de 34.400 milhões de euros em juros pelos empréstimos do programa de ajuda da "troika".

Sem comentários: