domingo, 20 de novembro de 2011

JANELA DO DIA


1.

Já há muito que as noites brancas invadiram por completo o correr dos nossos tempos.

Com o aproximar do final do ano surgirão as noites surgem em todo o esplendor

2.

Há cada vez mais pessoas a pedir fiado.

Há cada vez mais sem-abrigo nas ruas.

Num despacho da agência Lusa, Jorge Santos, presidente da Comunidade Vida e Paz, afirma:

Hoje em dia ninguém está livre de ser sem-abrigo, uma situação que não escolhe idade, nem profissão ditada pelas circunstâncias adversas da vida, Actualmente quem vive na rua já não é apenas o "desgraçado" com um historial de exclusão social: Nós encontramos sem-abrigo que estiveram muito bem na vida, como empresários e advogados.

3.

A crise das famílias está a atingir as empregadas domésticas.

Segundo o sindicado que as representa, os casos de funcionárias despedidas, com horários reduzidos ou salários cortados aumentaram dez por cento nos últimos seis meses.

Nem o Sindicado nem a Segurança Social conseguem dizer quantas são as empregadas domésticas existentes no país, nem qual o número real de despedimentos ou reduções de horário de trabalho.

A esmagadora maioria das empregadas domésticas não descontam para a segurança social, nem estão sindicalizadas.

É um pecado original dos trabalhadores: não estarem sindicalizados.

Depois, chega a hora do aperto e batem à porta do Sindicato em busca do apoio dos serviços de contencioso.

Pagam, então, alguns meses de quotização, e passam a ser apoiados.

Segundo um dirigente sindical do sector, citado pelo Diário de Notícias as famílias começam por reduzir o horário e, só quando a situação se agrava, é que avançam para o despedimento. Mas existem também relatos de quem se vê forçado a aceitar menos dinheiro pelas mesmas horas de trabalho.

4.

Segundo o Jornal de Notícias, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego no Continente voltou a crescer no mês de Outubro, para 567.250, mais 3% do que no mesmo período de 2010 e mais 2,4% do que em Setembro, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional  no seu relatório mensal.

Foram os professores que mais recorreram aos centros de emprego no último ano.

5.

O financiamento do fundo imobiliário do filho de Duarte Lima, Pedro Lima, e do advogado Vítor Igreja Raposo para a compra de um conjunto de terrenos em Oeiras foi decidido directamente pelo antigo presidente do BPN, José Oliveira e Costa, contra a opinião de dois antigos administradores do banco.

Como dizia o Eduardo Guerra Carneiro: isto anda tudo ligado!

Sem comentários: