quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

DOS REBOTALHOS E COISAS ASSIM


A ministra Ana Catarina Mendes, referindo-se ao incêndio que ocorreu num prédio na Mouraria em que morreram dois imigrantes asiáticos, 14 feridos e 22 ficaram desalojados, disse:

«As medidas do Governo para evitar que acontecimentos como este passam por um reforço na política de integração, que tem a ver com as dimensões da habitação e da inclusão no mercado de trabalho. Estas questões estão contempladas na nova lei de estrangeiros que foi aprovada no início desta legislatura, para facilitar os vistos e para garantir que a imigração é legal e segura, combatendo também o tráfico de seres humanos».

Palavras, palavras e apenas palavras.

O governo nada tem feito, que se veja, pela protecção aos trabalhadores imigrantes que acolhe. Não podemos esquecer o que se passa nas explorações agrícolas um pouco por todo o país.

O SEF- Serviço de Estrangeiros e Fonteiras existe? Ou ainda está em reestruturação?

O governo consegue encontrar e perseguir as máfias que controlam este tráfico de seres humanos, em completo desrespeito pela dignidade dos que procuram outros países para tentarem um possível futuro?

Os serviços de emigração não conseguem – ou não querem! – desburocratizar,  agilizar, a obtenção de autorização de residência e trabalho dos imigrantes. A corrupção espreita em cada secretária das respectivas repartições.

Quando Fernando Assis Pacheco, em pleno cavaquismo, foi mandatário da candidatura do PSR, declarou:

«Às vezes os jornais trazem histórias de um país fabuloso, onde se viveria no melhor dos mundos, tendo um bondoso Governo por guia. São histórias para camelos.»

É isso. 

Os discursos dos governantes, dos autarcas são mera propaganda, meras histórias para Camelos!

1.

O Presidente visitou nepaleses em Olhão e pede-lhes desculpa pelas agressões de que foram vítimas.

«Como é que nós não compreendemos o que os outros sentem cá?» 

2.

Na Mouraria, alugam-se colchões para dormir a 150 euros por mês. Dezenas de migrantes vivem em beliches em quartos sobrelotados nesta zona de Lisboa.

3.

2,6 milhões de portugueses vivem com menos de 660 euros por mês. 

4.

O BNP Paribas revelou hoje que teve um lucro recorde de 10 196 milhões de euros em 2022, mais 7,5% face ao ano anterior, que já tinha sido o melhor ano da história do banco francês.

5.

Marcelo de Rebelo de Sousa:

«O que queremos é uma maioria absoluta que não esteja morta. 

6.

Pelo menos 1.901 migrantes morreram a tentar alcançar a costa sul de Espanha a partir de África no ano passado, revelou a organização não-governamental  Associação Pró Direitos Humanos da Andaluzia.

7.

Rescaldo, de hoje, do intenso sismo - e réplicas - que abanaram o sul da Turquia e a Síria:

11.700 mortos.

Sem comentários: