quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

O FECHAR DOS TAIPAIS


Quarta-feira de Cinzas

Para os católicos o tempo de sacrifício, meditação, do jejum de 40 dias e 40 noites de Cristo, conforme lhes consta os textos que grande parte não leu.

Que grande parte dos padres aproveitem este tempo para olharem os pecados cometidos. Mas os padres não lêem os livros que não são da seita. Por isso a vida dos mortais lhes passa completamente ao lado. E dizem barbaridades sem fim e sem tino. Atente-se nas afirmações que, de há tempos para cá, temos lido do Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

O analfabetismo da esmagadora maioria dos senhores padres é aflitivo, triste, trágico.

Andaram pelos seminários a fazer o quê?

1.

António Sampaio da Nóvoa: «Segundo a UNESCO, no mundo, metade dos alunos terminam a escola sem terem aprendido praticamente nada».

2.

População de Portugal é a que mais está a envelhecer na União Europeia. A idade média da população em Portugal fixou-se nos 46,8 anos em 2022. a segunda mais elevada entre os 27 Estados-membros da União Europeia (UE), tendo sido a que mais aumentou nos últimos 10 anos, revelam dados do Eurostat.

3.

«Na sequência do terramoto na Síria, Israel bombardeou Damasco. O Público diz que o ataque matou pelo menos 5 pessoas, a CNN fala em pelo menos 15 mortos. Sentem o coro dos indignados?

 Lido na Antologia do Esquecimento

4.

Joe Biden em Varsóvia:

«A Rússia nunca vencerá na Ucrânia.»

5.

O Presidente da República anunciou esta quarta-feira que pretende entregar presencialmente o Grande-Colar da Ordem da Liberdade ao seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e reiterou a sua vontade de se deslocar a Kiev "logo que seja possível".

 6.

 Pedro Tadeu no Diário de Notícias:

 «A conclusão mais importante do que Vladimir Putin disse ontem no discurso sobre o estado da nação russa é a de que o mundo está à beira de defrontar uma guerra nuclear.

 Quando o chefe de Estado russo anunciou que suspendia a participação do país na execução do acordo nuclear New START, assinado em 2010, que previa cortar para metade as armas nucleares estratégicas russas e norte-americanas, deu mais um passo na caminhada, paulatina e louca, que ele próprio e Joe Biden estão a fazer rumo a um terrível holocausto na Europa.

 Putin explicou a medida por os EUA estarem a exigir acesso às bases russas para fiscalizarem o cumprimento desses acordos, mas negarem aos russos um acesso recíproco às bases norte-americanas.

 Por outro lado, Putin acusou ainda o governo de Biden de estar a desenvolver secretamente novos tipos de armas nucleares, violando assim os pactos existentes.

 Seja mentira, seja verdade, o ponto é este: à medida que a NATO se envolve cada vez mais no conflito na Ucrânia, enviando cada vez mais armas, fechando deliberadamente e ostensivamente todas as portas a um início de diálogo, exigindo a "derrota total da Rússia" e recusando qualquer tipo de compromisso, em vez de melhorar a situação, está a piorá-la.»

7.

Dizem todos os jornais, rádios e televisões que a selecção feminina de futebol fez história ao apurar-se, pela primeira vez,  o primeiro para um mundial de futebol.

8.

Paulinho, o carismático roupeiro do Sporting, hoje no Record: «Entre mim ou António Costa, quem é mais reconhecido na rua? Ele não tem hipótese!» 

Sem comentários: