sábado, 25 de fevereiro de 2023

O FECHAR DOS TAIPAIS


 Por estes dias, no tempo de fechar os taipais do Kioske, a continuação dos acontecimentos e notícias que marcam o passar de um ano sobre a invasão da Ucrânia.

Um começo de escrita que nunca se quer desenhar, a guerra em suma, e ninguém gosta de abordar guerras.

1.

Vladimir Putin voltou acusar que o Ocidente quer destruir a Rússia.

Simplesmente a  "operação militar especial", como lhe chama Moscovo, desencadeou uma guerra de larga escala que mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial. 

2.

Os 27 aprovaram o décimo pacote de sanções na sequência da invasão da Ucrânia. Além do conjunto de medidas punitivas equivalentes vários milhares de milhões de euros de prejuízo para a economia russa, pela primeira vez vão ser listadas personalidades e empresas de um país terceiro, o Irão.

3. 

Marcelo Rebelo de Sousa  afirmou que a guerra na Ucrânia vai durar por muito tempo e acrescenta que o Governo pode ter de ponderar novas ajudas sociais. Complementares nos próximos meses.

O Presidente da República considerou que as concentrações são normais em democracia, são "manifestações legítimas", e "haverá outras certamente", mas recusou que esteja em causa a estabilidade.

4.

Ice Merchants, de João Gonzalez, venceu o prémio de melhor-curta metragem nos Annie, em Los Angeles. É a segunda vez que uma curta portuguesa vence os mais importantes prémios norte-americanos do cinema de animação, atribuídos pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação. A vitória acontece na antecâmara dos Óscares, agendados para daqui a duas semanas, para os quais um filme de autoria portuguesa está nomeado pela primeira vez. 

5 

A SIC Notícias está a avançar que o projeto de parecer da Inspeção-Geral de Finanças aponta irregularidades no processo que envolveu o pagamento de uma indemnização de 500 mil euros pela TAP à antiga administradora e ex-secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis.

Sem comentários: