terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

O FECHAR DOS TAIPAIS

Vladimir Putin acusou, esta terça-feira, o Ocidente de ser o instigador da guerra na Ucrânia, garantindo que tentou sempre a via diplomática para chegar a acordo com os países da Nato, evitando o conflito. "Passo a passo" os objetivos serão alcançados na Ucrânia, promete o líder russo, que suspendeu a participação no único acordo de não-proliferação de armas nucleares em vigor entre os EUA e a Rússia, o "New START

 «Foram eles que começaram a guerra. Nós estamos a tentar pará-la", afirmou, no discurso do Estado da Nação, em que caracterizou a Rússia como um país vítima da hegemonia ocidental e que sempre procurou a paz. "Nós defendemos a vida, o Ocidente quer poder", garantiu, dando o exemplo da dispersão de bases dos EUA pelo Mundo.

1.

Falta de camas em lares de idosos atira preços para os 1500 euros. As 100 mil camas existentes não respondem às necessidades do país.

2.

O PSD fez integrar na Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP, Patrícia Dantas deputada que está a ser julgada por fraude na obtenção de subsídio  num megaprocesso centrado na entretanto extinta Associação Industrial do Minho, 120 arguidos e está relacionado com uma alegada fraude de cerca de 10 milhões de euros, envolvendo fundos europeus.

 Luís Montenegro não vê qualquer problema:

«Essa deputada exerce funções desde o início da legislatura, já esse processo corria termos, já ela tinha essa posição processual e está a fazer aquilo que já fazia antes de haver esta comissão de inquérito. Portanto, não há aí nenhuma novidade».

3.

Segundo o Jornal de Notícias, m padre de Loures, juntamente com a sua companheira foram acusados pelo Ministério Público de desviar cerca de 800 mil euros de IPSS -  instituições de solidariedade social (IPSS).

O padre Arsénio Isidoro e uma mulher, com quem mantinha uma relação amorosa, desviaram o dinheiro de seis instituições para fazerem uma vida de luxo. Viagens, restaurantes, um Porsche, roupas caras, um barco e uma vivenda em Peniche terão sido alguns dos bens comprados com o dinheiro angariado e destinado a apoiar idosos e crianças.

4. 

Fernanda Cãncio no Diário de Notícias de hoje:

«Não é decerto a conduta de uma organização arrependida e que busca a redenção na verdade e na justiça; não é contrição que vemos nos pedidos de perdão, mas disfarce, cálculo, determinação na sobrevivência a todo o custo. A arrogância suprema de quem acha que se se safou até agora se safará sempre - e decerto não crê em justiças divinas, ou sequer num poder maior que o seu, muito menos na justiça humana ou na coragem dos governos.»

5.

Da secção «Dinheiro Vivo» do Diário de Notícias:

«Com 1600 cavalos de potência, 380 km/h de velocidade máxima, 2,5 segundos para chegar a 100 km/h e 8,8 milhões de euros de preço, o Bugatti Centodieci é o carro mais raro de entre todos aqueles que os craques da bola guiam. Está nas mãos de Cristiano Ronaldo, um jogador muito mais caro do que o seu bólide mas, embora naqueles piques dele não pareça, não tão rápido. CR7, que tem ainda um McLaren Senna, entre outros objetos de coleção, é dono de um dos únicos dez Bugatti Centodieci do planeta.»

6.

Lê-se no Público:

Uma portaria conjunta das secretarias de Estado do Orçamento e das Infra-Estruturas, de 16 de Fevereiro, autoriza a CP “a assumir encargos relativos ao contrato de prestação de serviços para o aluguer e manutenção de 18 automotoras diesel série 592 para prestação de serviços em linhas não electrificadas” no valor de 19,6 milhões de euros, "entre 2023 e 2025”. Os encargos orçamentais prevêem uma primeira tranche de 7,7 milhões já este ano, 7,4 milhões em 2024 e 4,5 milhões em 2025.

Esta prorrogação do aluguer das automotoras espanholas deve-se à derrapagem das electrificações das linhas do Algarve, Oeste e Douro, cujas obras de modernização somam, pelo menos, nove anos e meio de atraso.

Sem comentários: