quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

O FECHAR DOS TAIPAIS


 «Agora que as canções, boas ou más, memoráveis ou insignificantes, circulam livremente sem que alguém as trave ou proíba, convém recordar que no Portugal de há meio século a censura a canções e discos ainda estava bastante activa. Talvez por isso muita gente tenha assistido, com espanto, à vitória no Festival RTP de uma canção chamada Tourada. Com letra do poeta José Carlos Ary dos Santos e música de Fernando Tordo, que ali a defendeu, cantando-a, na noite de 26 de Fevereiro de 1973 (no palco do Maria Matos, em Lisboa), acabou por ir à Eurovisão, no Luxemburgo, ficando em décimo lugar (num total de 17). Porém, mais do que a vitória no festival, o relevo da canção ia para o que nela transparecia de escárnio face a uma ditadura travestida de “Primavera” que insistia em atolar-nos num “Inverno” sem fim à vista.»

Nuno Pacheco no Público

1.

A Assembleia da República vai assinalar o primeiro ano da guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro de 2022, com um debate temático e outras iniciativas, que arrancam esta quinta-feira com a iluminação da fachada do edifício do Parlamento com as cores da bandeira ucraniana, azul e amarelo.

2.

Artigo de João Pedro Pincha no Público:


«Falar desta guerra como uma luta em defesa da democracia cimentou a unidade entre Europa e Estados Unidos, mas está longe de convencer na Índia, na China ou na Turquia.

 Se europeus e norte-americanos estão alinhados no desfecho que consideram ideal — a vitória ucraniana com a reconquista de todos os territórios ocupados pela Rússia —, os cidadãos da Índia, da Turquia, da Rússia e da China são maioritariamente favoráveis a que a guerra termine o quanto antes, mesmo que isso implique cedências territoriais ucranianas.»

3.

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou, numa decisão publicada nesta quinta-feira, que o Estado português não tem de indemnizar os clientes do Banco Espírito Santo, que acumularam prejuízos avultados com a compra de produtos financeiros que a entidade bancária apresentava como seguros. Para os juízes europeus, os estados não têm "qualquer obrigação de cobrir as dívidas de entidades privadas". 

4.

Empresas de trabalho temporário alcançam facturação recorde de 1 550 milhões em 2022

5.

Os resultados da última sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para o PÚBLICO, RTP e Antena 1 dão aos socialistas 32% das intenções de voto e 31% aos sociais-democratas. Não é o PSD que melhora, é sobretudo o PS que piora: se as eleições legislativas se realizassem agora, haveria um empate técnico entre os dois maiores partidos e a direita conseguiria, toda junta, a maioria absoluta.

Dos inquiridos mais de metade (53%) classifica o desempenho do governo  de mau ou muito mau, mas 70% defendem que o melhor para o país é cumprir o mandato até 2026.

Sem comentários: