domingo, 26 de fevereiro de 2023

O FECHAR DOS TAIPAIS


 Domingo e as notícias, tirando as da guerra na Ucrânia,  estão rodeadas de dramas do quotidiano, mas também pode acontecer que nos falem de algo agradável e motivante.

O cineasta português João Canijo, ao receber o Urso de Prata da 3ª edição do Festival de Berlim exclamou: "Ainda nem acredito bem nisto!", exclamou ao receber o Urso de Prata da 73.ª edição do Festival de Berlim.

Trata-se de um dos mais importantes momentos do cinema português num grande festival, uma honra inédita que confirma o actual vasto reconhecimento internacional.

Anunciado na gala como um filme que constrói um espaço que absorve as mentes das personagens, Mal Viver de João Canijo foi um dos títulos com melhor receção crítica internacional .

O filme, segundo o Diário de Notícias, anda à volta de uma família de várias mulheres de diferentes gerações que gere um hotel no norte de Portugal. História de vidas roídas por ressentimento e um ódio palpável, cuja chegada inesperada de uma neta vem ainda tornar mais insuportável o clima.

1.

 

Quase dois terços dos portugueses (61%) garantem que votariam a favor da eutanásia se a despenalização da morte medicamente assistida fosse submetida a referendo. De acordo com os dados da sondagem feita pela Aximage para o DN, JN e TSF, só 41% dos inquiridos acreditam na possibilidade de o Presidente da República aprovar a lei nesta legislatura - 31% estão convictos de que Marcelo Rebelo de Sousa não o fará e 28% "não sabe".

2.

Há detalhes em que a maioria absoluta do governo do Partido Socialista se revela uma perfeita anedota, algo que custa a entender como serem possíveis. Há ali ministros que nem saberiam estar à frente de uma qualquer sociedade popular que ainda encontramos espalhadas pelo país profundo.

O ministro Cravinho, aparentemente sem consultar ninguém, convidou Lula da Silva para discursar na Assembleia da República no âmbito das celebrações do 25 de Abril.

Tanto quanto é possível saber, nenhum ministro pode tomar uma decisão destas sem consultar a Assembleia da República.

Está criado o caldinho perfeito e não precisamos nada, mas mesmo nada, deste tipo de casos e casinhos porque já nos chegam, e sobram, os problemas que temos por aí.

Completamente inaceitável e ainda por cima uma decisão vinda de um ministro que, neste e no anterior governos, se tem pautado por mediocridades e incompetências várias.

3.

Na Turquia, o presidente da câmara do distrito de Nurdagi - que é do Partido AK, de Erdogan - foi um dos detidos no âmbito das investigações sobre a queda dos prédios após a catástrofe que caiu sobre o país que já provocaram a morte de mais de 50.000 pessoas.

 Foram presos 184 empreiteiros suspeitos de terem responsabilidade pelo desabamento de edifícios durante os terramotos que abalaram o país. A investigação tem revelado as práticas de construção corruptas nesses edifícios.

4. 

Pelo menos 59 pessoas, a maioria migrantes do Irão, Paquistão e Afeganistão, morreram na madrugada deste domingo junto à costa italiana quando a embarcação em que seguiam se afundou. A Guarda Costeira informa que é provável que o número de vítimas mortais continue a subir, uma vez que ainda não está esclarecido quantas pessoas vinham a bordo - eram certamente mais de 100.

O naufrágio aconteceu em Steccato di Cutro, perto de Crotone, na Calábria depois de o barco de madeira ter embatido contra as rochas devido ao mau tempo. A embarcação tinha partido há quatro dias de Esmirna, na Turquia.

Sem comentários: