sábado, 14 de junho de 2025

DISTO, DAQUILO E DAQUELOUTRO


De muito, nas suas convulsões patéticas, se esperava de Donald Trump e da troupe com que se rodeou  na Casa Branca, mas tudo o que tem acontecido, ultrapassam as expectativas e aconteceram de um modo muito rápido. 

O senador democrata do Estado da Califórnia Alex Padilla foi expulso de uma conferência de imprensa em Los Angeles, onde a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, falava sobre o combate à imigração ilegal.

 "Sou o senador Alex Padilla. Tenho perguntas para a secretária", disse aos elementos da segurança de Kristi Noem, antes de ser travado e empurrado para trás, e depois levado à força para uma sala adjacente enquanto exigia que o largassem e acabou imobilizado no chão e depois algemado.

 Enquanto o senador era afastado, Noem dirigiu-se aos presentes para criticar a interrupção, afirmando que Padilla, que não conhece, não pediu uma reunião consigo.

 "Acho que todos nos Estados Unidos concordariam que isto foi inapropriado", afirmou Noem.

 "Trump e a sua polícia de choque estão fora de controlo", afirmou o governador democrata da Califórnia.

 Trump ordenou o envio de 4.000 soldados da Guarda Nacional e 700 fuzileiros navais, para a perseguição aos trabalhadores imigrantes não documentados, apesar dos protestos do governador democrata da Califórnia e da presidente da Câmara de Los Angeles, Karen Bass, que consideraram a iniciativa desproporcional e provocatória.

“Continuaremos aqui para libertar esta cidade dos socialistas e da liderança opressiva que este governador e esta mayor impuseram ao país”, declarou a mais alta responsável federal pela segurança pública.

1.

Em quatro anos a Associação Portuguesa de Apoio à vítima  apoiou 6523 idosos vítima de violência doméstica, uma média de 136 pessoas por mês, cinco a cada dia. A grande maioria, 52,7%, é alvo de violência ao longo dos anos. As estatísticas referem-se ao período 2021-2024 e revelam um aumento de 8,5% do número de crimes contra estas pessoas. A maioria das vítimas é do sexo feminino (76,5%) e tem entre 65 e 74 anos (49,4%). A pessoa agressora é quase sempre um descendente, o que acontece em 31,4% das pessoas apoiadas pela APAV.

Segundo a APAV, a violência pode assumir diferentes formas: psicológica, física, sexual, financeira, negligência ou abandono.

2.

Duas mulheres que integram equipas de voluntários que distribuem ajuda alimentar a pessoas em situação de sem abrigo, no Porto, foram injuriadas e vítimas de “empurrões e murros” por dois homens, que, depois de terem feito a saudação nazi, as responsabilizaram pelo aumento de imigrantes no país.

3.

A Liga portuguesa voltou a superar a barreira dos 3,7 milhões de espectadores nos estádios, em 2024/25. No final desta temporada contabilizaram-se exatamente3 761 888 de adeptos nas bancadas, mais 54 598 do que na época anterior, altura em que se tinha ultrapassado pela primeira vez a fasquia dos 3,7 milhões e batido o recorde de 2017/18, que registou 3 654 720 espectadores nos estádios. Os números desta temporada significam que estiveram presentes nas bancadas 111 006 adeptos, em média, por jornada, ou 12 334 adeptos, em média, por jogo.

4.

Perto de meio milhar de trabalhadores de uma empresa de Palmela,  a Vanpro, que trabalhava para a Autoeuropa, vão ficar desempregados até ao final do ano, prevendo-se que o despedimento coletivo comece em outubro.

5.

Em 2024 as apostas realizadas em Portugal ultrapassaram 24 mil milhões de euros, impulsionadas pelo jogo online  e as perdas dos apostadores ultrapassaram os 2600 milhões de euros.

6.

 «Parece-me que a verdadeira ideia da Reforma do Estado do Governo PSD/CDS, aplicada por “alunos” da Fundação Francisco Manuel dos Santos, só pode ser uma: desmantelar vários serviços públicos e entregá-los ao mundo dos negócios.»

Pedro Tadeu, no Diário de Notícias

7.

Quem ganha menos de 746 euros na Grande Lisboa fica abaixo do limiar de pobreza

Quem ganha menos de 746 euros na Grande Lisboa fica abaixo do limiar de pobreza

Quem ganha menos de 746 euros na Grande Lisboa fica abaixo do limiar de pobreza

O limiar da pobreza a nível nacional está nos 632 euros líquidos mensais, mas quando se olha para as diferentes regiões, esse limiar varia e a Grande Lisboa piora o seu desempenho, a par com Setúbal.

Sem comentários: