quarta-feira, 19 de agosto de 2015

OS IDOS DE AGOSTO DE 1975



19 de Agosto de 1975

É ESTE O DESTAQUE, de 1ª página, que o Diário de Notícias dá ao discurso de Vasco Gonçalves, ontem, em Almada.
Mário Castrim, no seu Canal de Crítica, coloca em título:
Tudo muito simples: era apenas um trabalhador entre trabalhadores.
Natália Correia em Não Percas a Rosa:
O que é alarmante é perceber-se que, se os militares moderados não apearem imediatamente o manicómio gonçalvista, o povo saudará com frenético entusiasmo todo e qualquer movimento que derrube o poder.


VERGÍLIO FERREIRA no seu Conta-Corrente:

Ontem o Vasco Gonçalves largou discurso. Espectáculo extraordinário de desespero, de paranoia. Que se segue? Até quando vai isto durar? Que nos espera? A guerra civil é hoje visível no horizonte. Onde acolher os meus sessenta anos? Uma bala que passasse extraviada e decidisse a questão. Faz agora imensa falta um pouco de saúde a mais e de anos amenos.

VIOLÊNCIA À SOLTA NO NORTE DO PAÍS é o que vai acontecendo desde Julho e que agora, em Agosto,  se intensifica chegando já ao centro do país.
Os alvos dos ataques continuam a ser os Centros de Trabalho do Partido Comunista e as sedes do MDP/CDE. A onda de violência é desencadeada por elementos do ELP a que se associam populares descontentes e instigados pelos púlpitos e folhas paroquiais, numa tentativa de instalar um clima de terror e ódio.
De modo algum estes actos de violência constituem apenas fenómenos isolados e têm como modelo o que já se passou no Chile.
Ontem, grupos de indivíduos não identificados, atacaram o Pavilhão gimnodesportivo de Alcobaça, onde se realizava um Comício do PCP com a presença de Álvaro Cunhal.
Os desacatos começaram ao princípio da noite e só foram controlados perto das 2,30 horas após a intervenção de forças militares do R.I. 7 de Leiria e do RI 5 das Caldas da Raínha.
Dezenas de feridos tiveram de ser conduzidos ao Hospital de Alcobaça e alguns ficaram internados,
Hoje, em Angra do Heroísmo, durante violentos distúrbios, foram destruídas as sedes do PCP, MDP/CDE e MÊS.
Ainda hoje, em Ponte de Lima, um brutal ataque ao Centro de Trabalho do PCP, ocasionou um morto e centenas de feridos.
Durante o dia foram distribuídos panfletos pela cidade:
Custe o que custar, e doa a quem doer. Acabou de se esgotar a nossa paciência (senhores) comunistas e seus lacaios: agora ou vai ou racha. Fora da nossa querida terra. Queridos limianos: não podemos deixar de estar atentos com os traidores comunistas e seus lacaios porque agora já querem mudar de casaca para dizerem que foram enganados, para depois apunhalarem pelas costas os nossos queridos pais e filhos.
Em Braga, durante a madrugada, foram vandalizadas as montras da Livraria Vitor, propriedade do historiador e militante do MDP, Vitor Sá.

Fontes:
- Acervo pessoal;
Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.
ContaCorrente de Vergílio Ferreira.
- Não Percasa Rosa de Natália Correia.

Sem comentários: