quinta-feira, 27 de agosto de 2015

OS IDOS DE AGOSTO DE 1975


27 de Agosto de 1975

A ONDA DE VIOLÊNCIA continua a ser uma constante do Verão português.
Leiria é cenário de noites de terror.
Centenas de pessoas voltaram a assaltar o Centro de Trabalho do PCP, mas o conflito estendeu-se a outros pontos da cidade, registando-se a destruição de automóveis e estabelecimentos comerciais.
Forças militares, elementos da GNR e da PSP tiveram sérias dificuldades em estabelecer a ordem, que se afigura precária.
Há a lamentar uma morte e dezenas de feridos, alguns em estado grave.

O COPCON ocupou as instalações da 5ª Divisão com a intenção de cancelar as suas actividades.
As operações foram levadas a cabo por uma forças dos Comandos capitaneadas   por Jaime Neves, supervisionadas por Otelo e com total desconhecimento do Presidente Costa Gomes.
Trata-se da primeira acção ofensiva do MFA contra uma das suas facções.
José Saramago escreverá no Diário de Notícias:
Não há revolução onde não houver autoridade revolucionária. Se O COPCON assalta, invade e ocupa a a 5ª Divisão, mas não protege minimamente instalações de partidos que querem o socialismo – onde está a revolução e a autoridade?


CARLOS FABIÃO comunica ao Grupo dos Nove que renuncia à formação do VI Governo Provisório.
Diversas reuniões realizadas em casa de José Gomes Mota, conforme relato no seu livro A Resistência, levam à indicação do Almirante Pinheiro de Azevedo para formação do novo governo.

O GOVERNADOR Lemos Pires abandonou Dili e dirigiu-se com uma companhia reforçada com paraquedistas, elementos da Marinha, num total de 104 homens, para a ilha de Ataúro que fica a 20 quilómetros de distância.
Na véspera, o encarregado de Negócios das Molucas, de visita a Portugal, disse que há fortes razões para crer que a Indonésia prepara, para muito breve, uma intervenção em Timor.
A UDT e a Fretilin mantém, entre si,  acções de combatede combate, num clima de guerra civil.

Fontes:
- Acervo pessoal;
Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.

Legenda: recortes do Diário de Lisboa e de A Capital

Sem comentários: