terça-feira, 25 de agosto de 2015

OS IDOS DE AGOSTO DE 1975


25 de Agosto de 1975

EM SEGUNDA EDIÇÃO, O SÉCULO, publica o comunicado que anuncia a constituição da FUR – FRENTE DE UNIDADE REVOLUCIONÁRIA,
Mesmo os que viveram aqueles dias quentes do Verão de 1975 têm sérias dificuldades em os descrever.
Apenas para se fazer uma pequena ideia do que então ia acontecendo, atente-se neste comunicado que os trabalhadores de O Século publicaram na 1ª página junto à notícia da constituição da FUR;


APARECEU NAS BANCAS o 1º número de A Luta, tendo como director Raul Rego e uma redacção composta pelos jornalistas que saíram de A República.
Recordo as palavras de César Oliveira no seu livro Os Anos Decisivos:
O PS «sempre se deu mal» com a imprensa após o 25 de Abril. A Luta falhou, o Portugal Hoje fracassou e todos os homens que o PS nomeou, quando no governo, para cargos importantes nos órgãos de comunicação social, desde Mário Mesquita a José Eduardo Moniz, ou saíram do PS ou passaram-se para o PSD.

NOTÍCIAS CHEGADAS DE TIMOR dão conta de centenas de mortos nas ruas de Dili.

PELO QUE CORRE nos gabinetes dos ministérios, pelas redacções dos jornais, continuam as discussões entre elementos do Grupo do 9 e do Copcon com vista à formação do VI Governo e em que o General Fabião é apontado como primeiro-ministro. Mas não tem sido fácil o diálogo.

ONTEM, EM LEIRIA, largos milhares de pessoas participaram numa manifestação exigindo Informação Livre, Rádio Renascença para a Igreja, Não à Violência.
O Bispo de Leiria D. Alberto Cosme do Amaral proferiu um discurso que lembrava as recentes reivindicações do Episcopado.
Após a condenação da violência, centenas de manifestantes assaltaram e destruíram todo o recheio da sede do MDP/CDE.
De seguida dirigiram-se para as instalações do Centro de Trabalho do PCP e tentaram o assalto.
Uma força militar do RAL impediu o saque mas os tumultos sucederam-se  pela noite dentro  e dos graves incidentes resultaram dezenas de feridos.

VERGÍLIO FERREIRA no seu Conta-Corrente:
Dói-me a cabeça. Há grandes rumores nela.

Fontes:
- Acervo pessoal;
Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.

Sem comentários: