sexta-feira, 13 de novembro de 2015

OS IDOS DE NOVEMBRO DE 1975


13 de Novembro de 1975

Os trabalhadores da Construção Civil, em greve há uma semana, marcaram uma manifestação frente ao Ministério do Trabalho.
A mando do Ministro Tomás Rosa, alegando questões de segurança, foram, ontem, encerrados os serviços e as portas do Ministério do Trabalho.
Os trabalhadores decidiram, então, concentrarem-se no Terreiro do Paço e, em desfile, seguiram para São Bento e montaram cerco à Assembleia Constituinte, não permitindo a saída de nenhum dos deputados.


Durante três horas, os representantes dos trabalhadores reuniram com o Primeiro-Ministro Pinheiro de Azevedo que se comprometeu a fazer sair o Contrato Colectivo de Trabalho e que os aumentos reivindicados fossem estudados por um Comissão Técnica.
Terminada a reunião, Pinheiro de Azevedo acede a falar aos trabalhadores. Chegado à varanda ouviu uma enorme vaia por parte dos manifestantes e chamaram-lhe «Fascista».
Pinheiro de Azevedo tem, então, uma reacção que ficou para o anedotário do PREC quando gritou: BARDAMERDA!


Ao fim de 16 horas de permanência no hemiciclo, os deputados, por entre alas dos manifestantes. começaram a sair do hemiciclo.

Fontes:
- Acervo pessoal;
Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.

Sem comentários: