segunda-feira, 30 de novembro de 2015

OS IDOS DE NOVEMBRO DE 1975


30 de Novembro de 1975

Lentamente os dias vão regressando à sua normalidade.

Em Lisboa, os jornais voltaram às bancas e aos pregões dos ardinas.

Além do diário República, saem os semanários Avante, e O Jornal e também foi autorizada a saída da imprensa estatizada.

Neste domingo, ocorreram, no Palácio de Belém, audiências concedidas pelo Presidente da República General Costa Gomes, aos partidos políticos.
A agenda das audiências era constituída por três pontos, segundo os quais os partidos deviam apelar aos seus militantes e simpatizantes no sentido de procederem, voluntariamente, a entrega das armas que tivessem em seu poder, bem como de postos emissores clandestinos; impedir que nso próximos dias, tivessem lugar manifestações públicas que pudessem contribuir para alterar a ordem pública; e, por fim estimular o aumento da produtividade, concorrendo para desencorajar quaisquer propósitos grevistas.

Ao abrigo do decreto-lei nº 674-A/75, publicado no dia 29 de Novembro, realizaram-se diversas operações militares com vista à localização e apreensão de armas, na posse de civis, e que tinham sido desviadas de unidades militares.

O Estado-Maior-General das Forças Armadas, em comunicado,  afirma que não têm qualquer fundamento as notícias postas a circular da existência de mandatos de captura para militantes do P.R.P. e do M.E.S.

Os corpos dos dois comandos, abatidos no confronto com a Polícia Militar, encontram-se em câmara ardente na Basílica da Estrela.

Os funerais estão marcados para amanhã.

Fontes:
- Acervo pessoal

Sem comentários: