terça-feira, 8 de maio de 2012

NOTÍCIAS DA CRISE



1.

Os realizadores Miguel Gomes, João Salaviza e Gonçalo Tocha estiveram hoje na Assembleia da República, mais concretamente na comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, para dizerem aos deputados que o cinema português está a viver um período de coma.

É com um sabor muito amargo que estamos aqui a celebrar estes sucessos e sabemos que provavelmente não vamos ter condições para filmar nos próximos anos, disse João Salaviza, que em Fevereiro conquistou em Berlim o prémio Urso de Ouro pela curta-metragem "Rafa".

2.

Segundo o Diário Económico, várias fontes do sector das bebidas afirmaram que a promoção, decidida de forma unilateral pelo Pingo Doce, será paga pelos fornecedores.

O grupo Jerónimo Martins nega a acusação e diz que não estamos a repercutir o investimento que fizemos na acção do 1.º de Maio nos fornecedores e que trabalha com mais de dois mil fornecedores e que alguns estão alinhados com o reforço de competitividade que o Pingo Doce está a fazer.

3.

Mário Soares defendeu, hoje, que o Partido  Socialista  já não está obrigado a cumprir o acordo que foi assinado com as instâncias internacionais para o Programa de Assistência Financeira Externa.

A  situação evoluiu e a austeridade não funciona no país. E o caminho certo para o PS e para o socialismo europeu é cortar com o programa da 'troika' constituída pelo Banco Central Europeu, o FMI e a Comissão Europeia.

A austeridade, tal como a definem, não tem sentido
Carlos Zorrinho, líder paralamentar já garantiu que o partido não se vai desvincular de nada.

O líder parlamentar da bancada socialista, Carlos Zorrinho, garantiu entretanto, que o PS vai cumprir os compromissos que assumiu e que não se vai desvincular de nada.

4.

Alexis Tsipras, líder da extrema-esquerda que está a tentar formar um governo de coligação na Grécia, disse hoje que o veredicto popular anula claramente o acordo de ajuda.

Tsipras defendeu  que as eleições na Grécia colocam um ponto final ao compromisso entre o país e o Fundo Monetário Internacional e a Comissão Europeia, uma vez que a maioria dos eleitores votaram em partidos que estão contra o programa de ajudas.

De acordo com o Financial Times, o líder da extrema-esquerda disse também que os bancos deviam ficar sob controlo do Estado e apelou à criação de uma comissão internacional para investigar se a dívida grega é ou não legal.


5.

A Kento Holding, sociedade detida por Isabel dos Santos, comprou a participação de que a Telefónica tinha na Zon por 36 milhões de euros, passando a ser a maior accionista da empresa.

Sem comentários: