domingo, 13 de maio de 2012

JANELA DO DIA


Por norma os fins-de-semana são dias parcos em notícias, os políticos, os fala-barato, vão arejar e, apenas ficam as outras notícias, normalmente mortes, outras tragédias, por vezes, um acontecimento feliz.
É um tempo propício para colocar à janela o que, nos últimos dias, fui lendo pela concorrência.
Luis Eme, no seu blogue Largo da Memória, de que somos visita regular, coloca, sobre a blogosfera uma questão curiosa.

Chamou-lhe Constatações…

Mas antes de reproduzir o texto, dizer o seguinte:

Há semanas atrás, recebemos uma mensagem em que alguém  dizia que éramos uns tipos porreiros, mas tínhamos poucos comentários e se, quiséssemos mais visitantes, e mais comentários, qualquer coisa como mil visitantes por dia, era só utilizar os serviços do endereço que vinha junto.

Qualquer coisa como os bilhetes de claque para os espectáculos do antigamente.

O meu pai costumava dizer que até de cascas de alho se poderia fazer um negócio... e a blogosfera  proporciona os mais diversos negócios.

Gunter Eich, poema alemão, escreveu:

Em Salónica conheço alguém que me lê. E em Bad Nauheim. Já são dois.

Eduardo Valente da Fonseca, poeta português, escreveu:

Supõe-se que todo o livro tem, pelo menos dois leitores: o que escreve e o revisor de provas. Mas calro, que é apenas uma suposição.

Não queremos ir mais longe.

A imagem, com que o Luís Eme ilustrou Constatações..., é um óleo de Ton Bouchier:

Noto que nos últimos dois meses o número de visitas ao "Largo" duplicou, das mais de duas centenas, passou para as mais de quatro.

O mais curioso é que o número de comentários tem diminuído.

Para mim a essência dos blogues são os seus comentadores. Os visitantes que passam sem deixar rasto, apenas contam para a estatística...

Esta conversa vem a propósito de uma outra conversa, com um dos meus amigos, que abandonou a blogosfera há quase um ano. Ele recebia mais de mil visitas diárias, mas os comentários eram uma raridade, o que o deixava aborrecido e ajudou a que abandonasse este espaço virtual.

Claro que não estou a pensar em abandonar a blogosfera, mas que este fenómeno é estranho, lá isso é. Vêm os visitantes, vão embora os comentadores... 

Sem comentários: