terça-feira, 29 de maio de 2012

SARAMAGUEANDO




Lanzarote, 7 de Fevereiro de 2003

Meu caro Urbano,

Com não sei quantos de atraso vais receber o Prémio “Vida Literária”, com atraso também te há-de ser entregue o “Camões”. Parte da justiça que se te deve será feita no dia 11, a outra confio eu que não tarde. É-me impossível estar em Lisboa nessa altura, por isso não poderei dar-te o abraço de parabéns que seria igualmente o abraço da amizade que me une a ti, que nos une a ambos. Uma amizade que não se traiu nunca, que a distância não diminuiu e que é dos melhores sentimentos que ainda me ajudam a crer que o respeito, a estima e a admiração são possíveis entre escritores, sem hipocrisias nem segundas intenções, sem rasteiras nem navalhadas pelas costas. Tu não és desses, eu também não sou, por isso a nossa amizade não se limitou a sobreviver “tant bien que mal”, é firme e digna como o teu carácter e, se me permites a vaidade, como o meu todos os dias se esforça por ser. Partilho contigo a alegria desse Prémio, partilharei contigo todo o bem de que és merecedor.
A Pilar pede-me que te felicite e te envie um abraço. Eu abraço-te e felicito-te como a um irmão.

Com admiração e afecto,

José Saramago.

Legenda: José Saramago e Urbano Tavares Rodrigues na Festa do Avante de 2000.
Fotografia tirada de Urbano Tavares Rodrigues 50 Anos de Vida Literária Edições ASA, Porto Junho 2003

Sem comentários: