segunda-feira, 7 de maio de 2012

JANELA DO DIA


1.

No próximo dia 16, o presidente francês, François Hollande, vai reunir-se, em Berlim, com Angela Merkel.

Numa conferência de imprensa, a chanceler alemã, disse que o novo presidente francês será acolhido de braços abertos.

2.

O combate à corrupção em Portugal apresenta resultados mais baixos do que seria de esperar para um país desenvolvido, considera o relatório do Sistema Nacional de Integração, uma organização não governamental.

Apesar dos esforços, traduzidos na produção de legislação, muitas das novas leis estão viciadas à nascença, com graves defeitos de conceção e formatação, o que as torna ineficazes.

Nenhum Governo até hoje estabeleceu, objetivamente, uma política de combate à corrupção no seu programa eleitoral, limitando-se apenas a enumerar um conjunto de considerandos vagos e de intenções simbólicas.

O relatório conclui que a cunha e a troca de favores está institucionalizada entre elementos do mesmo Governo,

3.

Diversas nstituições de solidariedade social queixam-se de ainda não terem recebido as verbas doadas pelos portugueses na declaração do IRS relativa a 2010, valor que consideram fundamental para continuar os seus projetos de apoio à população.

4.

O negócio de compra e venda de ouro continua a crescer em Portugal e, no primeiro trimestre deste ano, abriram, em média, duas novas lojas por dia, segundo dados do relatório de um grupo de trabalho da Assembleia da República.

Com a crise a lançar muitas pessoas e famílias em dificuldades, recrudesceu a actividade dos penhores, com o a compra e venda de ouro a intensificar-se também por esta via, numa altura em que este metal tem sido visto como um valor de refúgio seguro.

Sem comentários: