quinta-feira, 17 de maio de 2012

COISAS EXTINTAS OU EM VIAS DE...


Sejam elas à espanhola, à portuguesa, ao que quer que sejam!...

À falta de outros assuntos importantes para embalar os dias da populaça, ressurgiu um a guerra de alecrim e manjerona, entre os que querem acabar com as touradas e aqueles que apoiam a sua manutenção.

O movimento pelo fim das touradas, garante que a maioria dos portugueses é contra as touradas e exige que se faça um referendo para se apurar da legitimidade da sua extinção.

Por seu lado, os defensores das touradas garantem que a proibição das corridas de toiros em Portugal seria uma catástrofe que arrastaria para o desemprego milhares de pessoas e aniquilaria a economia de vários conselhos, para além de ser uma machadada na cultura, identidade e liberdade dos portugueses e conduziria o país a um flagelo económico e ambiental.

Estamos neste patamar.

A trautear um fado, ouvido na infância,onde se conta que vi um touro em Salvaterra matar dois cavalos baios, vá eu cantei à guitarra e o boi caíu de joelhos, fui à estante buscar o 1º volume de “Os Mais”, na edição da Lello Editores do Porto:

 Pois é verdade, tenho esse fraco português, prefiro toiros. Cada raça possui o seu sport próprio, e o nosso é o toiro: o toiro com muito sol, ar de dia santo, água fresca, e foguetes… Mas sabe o sr. Salcede qual é a vantagem da tourada? É ser uma grande escola de força, de coragem e de destreza… Em Portugal não há instituição que tenha uma importância igual à tourada de curiosos. E acredite uma coisa: é que se nesta triste geração moderna ainda há em Lisboa uns rapazes com certo músculo, espinha direita, e capazes de dar um bom soco, deve-se isso ao toiro e à tourada de curiosos…

O marquês, entusiasmado, bateu as palmas. Aquilo é que era falar! Aquilo é que era dar a filosofia do toiro! Está claro que a tourada era uma grande educação física. E havia imbecis que falavam em acabar com os toiros! Oh! estúpidos, acabais então com a coragem portuguesa!...

- Nós não temos os jogos de destreza das outras nações – exclamava ele, bracejando pela sala e esquecido dos seus males – Não temos o cricket, nem o foot-ball, nem o running, como os ingleses: não temos a ginástica como ela se faz em França; não temos o serviço militar obrigatório que é o que torna o Alemão sólido… Não temos nada capaz de dar a um rapaz um bocado de fibra. Temos só a tourada… Tirem a tourada, e não ficam senão badamecos derreados da espinha, a melarem-se pelo Chiado! Pois você não acha, Craft?

Craft, do canto do sofá, onde Carlos se fora sentar e lhe falava baixo, respondeu convencido:

- O quê, o toiro? Está claro! O toiro devia ser neste país como o ensino é lá fora: gratuito e obrigatório.

Legenda: imagem do Jornal de Notícias.

Sem comentários: