domingo, 1 de fevereiro de 2015

OLHAR AS CAPAS


Lisboa a 24 Imagens

Vários autores
Coordenação de Manuel Costa e Silva
Capa: José Serrão
Editorial Caminho, Lisboa, Outubro de 1994

Longe, longe, no nevoeiro da infância, vejo-me uma noite com o meu pai num cinema de esplanada, rodeado de água e de escuridão. Chamava-se Ilha Flutuante nº 1 (um cinema com um nome destes nunca mais se pode esquecer) e ficava num lago artificial ao fundo daquilo que hoje é o Parque Eduardo VII.
Foi a primeira vez que vi um filme, essa coisa tão misteriosa e tão dominadora que apagava tudo à volta, rostos, tempo e cidade, e que depois nos ficava em sonho vivo a repetir-se na memória. Como era uma fita estrangeira e eu ainda mal sabia ler para acompanhar as legendas, contei-a depois aos meus primos em várias versões muito minhas onde metia Lisboa e personagens conhecidas.
Só anos mais tarde, com a entrada para o liceu e com o primeiro cigarro comprado avulso no quiosque da Estefânia, comecei a ir ao cinema por conta própria, tu~cá, tu-lá com o Tio Mácoi, o Buque Jones e outros cowboys justiceiros que vinham a galope do Far West até às últimas matinés no Pathé, na Rua Francisco Sanches, ou do Central e do Olímpia no Meridiano dos Restauradores. A seguir foi a idade dos gangsters e do macabro, James Cagney e Boris Karloff com Frankenstein pelo meio, e, mais ou menos na mesma altura, a Nova Iorque dos rapazes maus, Jackie Cooper, Mickey Rooney e Companhia.

Sem comentários: