terça-feira, 19 de julho de 2016

OLHAR AS CAPAS


A Guerra Civil de Espanha

Hugh Thomas
Tradução: Daniel Gonçalves
Capa: Sebastião Rodrigues
Colecção Documentos do Tempo Presente nº 21
Editora Ulisseia, Lisboa, s/d

 Um homem no fundo do salão gritou o slogan de Millán Astray: «Viva la muerte!» Millán astray soltou a série de berros sacrimentais: «Espanha!», gritou ele. Automàtiacmente um número reduzido de pessoas bradou: «Una!» «Espanha!» voltou a gritar Millán Astray. «Grande!», replicou a ainda de certo modo relutante audiência. «Espanha!», insistiu o general, e a turba respondeu: «Livre!» Alguns falangistas nas suas camisas azuis, fizeram a saudação fascista ao inevitável retrato de franco, pendurado na parede. Todos os olhos se encontravam voltados para Unamuno, que se levantou lentamente: «todos vós estais suspensos das minhas palavras», disse ele. «Todos vós me conheceis e sabeis que eu não sou capaz de me calar. Em certas ocasiões calar é mentir, porque o silêncio pode ser interpretado como aquiescência. Desejo comentar o discurso – chamemos-lhe assim – do general Millán Astray, que se encontra entre nós. Ponhamos de lado a afronta pessoal implícita na súbita torrente de vitupérios contra bascos e catalães. Eu próprio, claro, nasci em Bilbau. O bispo, e Unamuno apontou para o trémulo prelado sentado a seu lado, quer queira quer não, é um catalão de Barcelona». Fez uma pausa, Houve um terrível silêncio. Jamais um discurso destes se ouvira na Espanha Nacionalista. Que mais iria dizer o reitor? «Agora mesmo», prosseguiu Unamuno, «ouvi um grito necrófilo e insensato: «Viva la muerte». E eu, que passei a vida a compor paradoxos que despertaram a cólera dos que não os compreendiam, devo dizer-lhes, como entendido, que este paradoxo vindo de fora me repugna. O general Millán Astray é um aleijado. Digamo-lo sem a menor amenidade. É um inválido de guerra. Tal como Cervantes. Infelizmente, neste momento há demasiados aleijados em Espanha. E em breve haverá ainda mais se Deus não se apiedar de nós. Penaliza-me que seja um homem como o general Millán Astray a ditar os padrões da psicologia de massas, Um aleijado a quem falta a grandeza espiritual de Cervantes procura uma odiosa consolação para o aseu mal provocando mutilações à sua volta». Neste momento Millán Astray foi incapaz de conter-se por mais tempo. «Abajo la inteligencia!, rugiu. «Viva a Morte!» Houve um clamor de aplauso entre os falangistas. Mas Unamuno prossegiu: «Este é o tempo do intelecto, e eu sou o seu sumo sacerdote. Sois vós quem profanais os seus paços sagrados. Vencereis porque possuís força bruta mais do que suficiente. Mas não convencereis porque para convencer é necessário persuadir. E para persuadir seria necessário possuirdes aquilo de que careceis: razão e direito na luta. Considero fútil exortar-vos a pensar na Espanha. Tenho dito.»

Sem comentários: