sexta-feira, 15 de julho de 2016

A EUROPA EM GUERRA


Uma multidão estava concentrada na Promenade des Anglais, em Nice, para assistir ao fogo de artifício que encerrava as comemorações do 14 de Julho, Dia Nacional da França.

De repente um camião frigorífico, conduzido pelo tunisino Mohamed Lahouaiej Bouhlel, 31 anos, com cadastro na polícia, irrompeu pela multidão causando a morte a 84 pessoas e um número de feridos acima da centena.

O atentado não foi reivindicado, mas existem fortes probabilidades de ter sido cometidopelo DAESH.

Outras informações dizem que o camião esteve parado na rua pelo menos nove horas e, quando questionado, o condutor disse à polícia que ia entregar gelados.

Apesar de não ser permitido viaturas deste porte ficarem paradas na Promenade des Anglais em dias de feriado ou fim-de-semana, existem excepções para pessoas que fazem entregas.

O jornal francês Le Monde relembrou as declarações feitas por um porta-voz do grupo extremista, Abou Mohamed Al-Adnani, em Setembro de 2014:

Se não tiverem engenhos explosivos ou balas para matarem, infiéis americanos e infiéis franceses, ou os seus aliados, esmaguem as cabeças deles com pedras, chacinem-nos com uma faca, atirem o vosso carro contra eles, atirem-nos de um sítio, sufoquem-nos ou envenenem-nos.

Sem comentários: