sábado, 3 de outubro de 2020

ANTOLOGIA DO CAIS


O sacana continua a vir a Portugal a preços proibitivos.

Toca há mais de 20 anos com a New Orleans Jazz Band e volta a Portugal para mais um concerto com bilhetes que vão dos 25 euros, galeria de pé, aos 120 euros, cadeira de orquestra.

 A minha ingenuidade leva-me a pensar que estas performances acontecem por divertimento, puro gozo.

Tenho com Woody Allen uma velha cumplicidade nascida quando, no outro século, no Apolo 70, vi  O Grande Conquistador, tempos-de-ditadura-joe-dimaggio traduzido-como-Eusébio para que se pudesse entender  o que o realizador pretendia.

 Não chego ao ponto de dizer que gosto de todo os seus filmes, mas há sempre qualquer coisa que permite não dar o tempo por mal empregue.

 Nem que seja pelas bandas sonoras, pérolas do American Song Book e, nos créditos, aquelas letras brancas sobre fundo negro e muita música.

 Woody Allen é divertido e elegante, mas também, necessariamente, repetitivo e desigual.

 Mas não consigo passar sem os seus filmes.

 Ele sempre disse: quero apenas fazer um bom filme. Quero que o público saia da sala a dizer: não gostei do filme mas, pelo menos, não insultou a minha inteligência.

 Sean Penn a fazer de Emmet Ray – um papelaço! - em Sweet and Lowndown:

 Melhor que eu só o cigano Django Reinhart.

 Texto publicado em 2 de Julho de 2017

3 comentários:

Seve disse...

Mas faz-se pagar (tão caro) pelo seu talento de músico? Ou apenas por ser quem é? Se fôr apenas por ser quem é então ...

Sammy, o paquete disse...

Claro que há muito melhores intérpretes do jazz de New Orlenas do que a Jazz Band de Mr. Woody Allen.
Ele próprio declara-se um mero amador pelo que os preços dos bilhetes tem a ver com a personagem que é. Se o Seve tiver oportunidade de ver o documentário «Wild Man Blues» perceberá mlehor a situação.
Acresce que ele tem de ganhar dinheiro, porque a competição desenfreada que Mia Farrow lhe moveu nos tribunais, «um estúpido desperdício de dinheiro», tal como ele diz na «Autobiografia»,a isso o obriga.

Seve disse...

Obrigado Sammy pelo esclarecimento e pela recomendação do dicumentário.