domingo, 9 de setembro de 2012

PREFERÊNCIAS E GOSTOS DE JORGE AMADO


A parte final do livro de Jorge Amado, De Como o Mulato Porciúncula Descarregou Seu Defunto, é constituída por excerto de entrevistas  que o autor deu a jornais e revistas.

- Que  livro gostou mais de escrever?

- Qualquer dos meus livros.

- Personagem dos seus livros de que mais gosta:

- Nacib de Gabriela Cravo e Canela.

- Dos seus livros o preferido?

- Mar Morto.


Jorge Amado era um apaixonado pela comida e por vinhos.

As suas diversas vindas a Portugal traduziam-se em paragens por tascas e restaurantes simples, como Os Caracóis da Esperança na Rua da Esperança, em Lisboa, comer queijinhos frescos na Olaria de João Franco, no Sobreiro, meio caminho entre Mafra e Ericeira e tinha pela comida minhota uma predilecção especial.

 Tudo começava ao balcão do Natário, em Viana do Castelo, com uma empada e uma malga de vinho verde, pelava-se de gozo pelos bacalhaus da região e não prescindia nunca de uma cabidela de galo, vulgo pé descalço.

Em 11 de Março de 1993, almoçou com Miguel Torga. No seu Diário, volume XVI Torga deixa registo:

Almoço com Jorge Amado. Perdiz brava de Montesinho, posta mirandesa e tinto maduro do Doiro. Ementa a preceito, em homenagem à humanidade do escritor que na minha admiração parece ter aliado harmoniosamente, na vida e na obra, o calor da urbanidade baiana à grandeza da alma transmontana. A dizê-lo assim simplesmente. Arrisco-me a ser mal interpretado, mas foi o que senti justificadamente durante aquelas três horas, íntimas, simples, fraternas, sem literatura, só gustativas, de preito e comunhão.

Sem comentários: