domingo, 31 de agosto de 2014

OS IDOS DE AGOSTO DE 1974


16 a 31 de Agosto

EN REUNIÃO NA Faculdade de Direito a que presidiu o secretário-geral da Associação Internacional dos Juristas Democratas foi proposto que não houvesse prescrição para os crimes cometidos pelos ex-agentes da PIDE/DGS.

VASCO GONÇALVES afirmou que é passado o tempo em que o Governo mentia ao povo e que o saneamento da vida económica da não exige ou aumento de certos produtos e a reanimação e expansão da actividade produtiva.

SÃO ATRIBUÍDOS novos preços ao pão, aos combustíveis, ao açúcar e aos adubos.

SEGUNDO UMA nota do Gabinete do Primeiro-Ministro não é de crer que as rendas de casa possam vir a ser aumentadas por efeito da nova legislação.

OS VENCIMENTOS dos funcionários da função pública foram aumentados em quantias que vão de 1.400$00 (58%) para a letra «Y» a 500$00 para a letra «A».

DIMUNUÍU o imposto profissional para rendimentos anuais inferiores a 100 contos.

SEGUNDO O Partido Popular Democrático as medidas que o governo pretende adoptar terão repercussões necessárias na recuperação da vida económica.

VASCO GONÇALVES a uma televisão alemã: «o estreitamento de relações entre Portugal e a CEE traria vantagens recíprocas».

A 26 DE AGOSTO Portugal e o PAIGC assinaram o acordo para a transferência de poderes na Guiné-Bissau.

AO ABRIGO DA lei religiosa instala-se em Portugal o «Exército de Salvação», organização internacional com sede em Londres.

NO DIA 20 ENTRARAM em greve os trabalhadores do Jornal do Comércio, com ocupação dos locais de trabalho. A greve foi assumida perante a recusa da administração em atender aos direitos dos trabalhadores.

NUM COMÍCIO REALIZADO em Vila Nova de Famalicão um orador do CDS afirmou que «o CDS é um partido disposto a ir tão longe quanto necessário mas sem ir longe demais».

DE A FUNDA de Artur Portela Filho:
O CDS não é sequer, o lugar para um partido, é a marcação de um lugar por meio de um partido.
Adelino Amaro da Costa é um pseudónimo de Xavier Pintado. E vice-versa. Vice-versa é um pseudónimo de Diogo Freitas do Amaral. Xavier Pintado é um pseudónimo de um pseudónimo. Alberto Ralha é um Pintado versa e um Amaro Adelino Vice.
Versa.
Vice.
Versa.
Vice.
O CDS é um vice-partido.
O CDS é um partido-versa.


Publicado o Decreto-Lei sobre o direito à Greve a “Lock-out”.

Fontes: Recortes de acervo pessoal, Diário de Uma Revolução, Mil Dias Editora, Lisboa, Janeiro de 1978, Portugal Depois de Abril de Avelino Rodrigues, Cesário Borga, Mário Cardoso, Edição dos Autores, Lisboa, Maio de 1976, Portugal Hoje, edição da Secretaria de Estado da Informação e Turismo, A Funda, Artur Portela Filho, Editora Arcádia, Lisboa.

Sem comentários: