sábado, 15 de novembro de 2014

NOTÍCIAS DO CIRCO


Ontem soube-se, publicamente, das negociatas que giram à voltas dos vistos gold:

Corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influências, favorecimento nas autorizações de residência, sobretudo a cidadãos chineses, são os crimes com indícios fortes.

O pai da criança é Paulo Portas que, no decorrer da próxima semana, dará explicações na Assembleia da República.

O recorte que encima o texto, é uma nota de opinião de Nicolau Santos e publicada na sua coluna, Cem por Cento, do Expresso de 8 de Novembro.

A páginas 158 do seu livro Caim, José Saramago coloca o senhor a dizer estas palavras:

A terra está completamente corrompida e cheia de violências, só encontro nela corrupção, pois todos os seus habitantes seguiram caminhos errados, a maldade dos homens é grande, todos os seus pensamentos e desejos pendem sempre e unicamente para o mal, arrependo-me de ter criado o homem, pois que por causa dele o meu coração tem sofrido amargamente, o fim de todos os homens chegou operante mim, porquanto eles encheram a terra de iniquidades.

O livro de Gustavo Sampaio, Os Facilitadores, redobra de actualidade em cada dia que passa, dando largo contributo de como a política e os negócios se entrecruzam nas sociedades de advogados.

A corrupção há muito que se instalou na sociedade portuguesa e abrange um vasto leque que vai desde contínuos às mais altas figuras do estado.

Um emaranhado cheio de pontas e onde não se consegue vislumbrar como dar a volta ao texto. Ou por outra, o comum dos mortais é capaz de saber como, mas os que nos (des)governam não querem encarar o óbvio.

A abrir o prólogo do seu livro, Gustavo Sampaio deixa estas elucidativas palavras:


As principais sociedades de advogado a operar em Portugal funcionam como consórcios empresariais ultracompetitivos, sob gestão especializada, por entre fusões, aquisições e parcerias internacionais. A linguagem utilizada pela nova geração de sócios-gerentes – os managing partners que sucederam aos senior partners – das maiores firmas de advocacia tende a assemelhar-se à dos administradores de grandes empresas cotadas em bolsa: criação de valor; rentabilidade; mercado-alvo; liderança; conceito de marca; flexibilidade; estratégia de crescimento; internacionalização; benchmarking; estabelecimento de sinergias; know-how; profissionalização da gestão; eficácia.

Dá-se uma vista de olhos pelo Índice Remissivo do livro e topamos com uma vasta lista de deputados, ex-deputados, ministros, ex-ministros, conselheiros de estado, ex-conselheiros de estados e outras rapaziadas.

Um rapazola, largamente citado, é Luís Marques Mendes que, para além de ser consultor de um escritório de advogados, tem diversas ligações empresariais e é comentador político no Jornal de Sábado da SIC, onde se presta a fazer fretes ao governo e aos amigalhaços

Socorrendo-se de informação privilegiada que colhe junto de membros do governo, e não só, divaga sobre tudo e mais alguma coisa.

Gustavo Sampaio:

Os comentários políticos de Marques Mendes na televisão não se entrecruzam apenas com a actividade de consultor da Abreu Advogados. Por vezes também expõem ligações que remontam à actividade empresarial do antigo líder do PSD.

A Polícia Judiciária deteve quinta-feira 11 pessoas suspeitas de corrupção, no âmbito de uma investigação sobre atribuição de vistos ‘gold'.

Que dirá Marques Mendes, logo pela noite, sobre a negociata dos vistos gold e, mais concretamente, da constituição como arguida da secretária-geral do ministério do ambiente e ordenamento do território e sócia de Miguel Macedo, Ministro da Administração Interna, num escritório de advogados?

O senhor, através da pena de José Saramago tem toda a razão;

A terra está completamente corrompida.

Sem comentários: