sábado, 15 de outubro de 2011

JANELA DO DIA


Indignados.

Uma mulher diz à reportagem da RTP que é a primeira vez que vem para a rua em protesto.

Há coisas de que nos esquecemos, ou fazemos por esquecer:  que votámos Guterres, Barroso, Sócrates, Cavaco, Passos Coelho…

Uma jornalista, não interessa fulanizar, escreveu por aí:

“Houve tempos em que os meus rendimentos bastavam para pagar as minhas contas correntes, as férias, pequenos luxos (trapos, jantarinhos e coisas assim). Agora verifico que o meu dinheirinho começa a faltar para estas minudências, mas em contrapartida paga ordenados milionários, férias de sonho, juros de empréstimos bancários, frotas de luxo, telemóveis topo de gama e roupinhas fashion a muito boa gente. Ah, e também os cachets chorudos dos "analistas" que vão à RTP dizer que andei nestes últimos anos a viver acima das minhas possibilidades.
Subir na vida deve ser isto.”

Li isto, e saltou-me à ideia aquela citação, atribuída a Bertold Brecht, mas que é do, também alemão, Martin Niemoller:

“Quando levaram os comunistas, calei-me. Eu não era comunista.
Quando levaram os judeus, calei-me. Eu não era judeu.
Quando levaram os primeiros católicos, calei-me. Eu não era católico.
Quando me vieram buscar, já não estava lá ninguém, cuja voz por mim se erguesse.”
Indignados.

Finalmente!


Legenda: Ilustração de Manuel Ribeiro de Pavia

Sem comentários: