quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


Por Fevereiro do ano passado, depois de uma caldeirada no restaurante do Clube Nacional de Natação, Mr. Ié-Ié e eu, subimos a Rua de S. Bento, passamos o Rato, e, a caminho do Metro, no Marquês de Pombal, descemos a Rua Castilho.

Foi quando o homem, que em Portugal mais sabe de Beatles, disse: olha! ali era o Cinema Castil.

Lembro-me de lhe dizer que nunca vira nenhum filme no Castil.


Quem vê cinema desde muito tenra idade, calcorreou ruas a caminho dos cinemas de bairro, espanta-se como o Castil lhe passou ao lado. Não sei a razão e não lembro, mesmo, se alguma razão existiu.

Não sei se haverá outro cinema em que não entrei mas, como diria o outro,  Castil, jamais!

A sua privilegiada localização, José Sócrates ainda não morava por ali, não foi trunfo suficiente para que o Castil não viesse a fechar portas em 1986, portas que abriu no ano de 1973.

Fiz o boneco, e pode ver-se que está por lá uma delegação bancária. Com a crise não garanto que ainda lá esteja.


Curiosamente, o Luís colocou no Ié-Ié uma antiga fotografia do Castil.



Na altura, o Filhote deixou por lá um comentário que não resisto a transcrever:

No Castil vi dezenas e dezenas de filmes...

No entanto, para sempre na minha memória, o "Time is On Our Side" (nos EUA, "Let's Spend the Night Together")de Hal Ashby, filme-concerto da digressão norte-americana de 1981 dos Rolling Stones.

Fui à estreia munido de um gravador de cassetes portátil e no intervalo fui para o WC com amigos ouvir as canções... não imaginam a excitação... tínhamos estado no concerto de 82 em Madrid, e pareciamos reviver o momento...

Nas semanas seguintes, só no Castil, fui ver o filme 12 vezes!!!


Legenda: o programa do Castil faz parte do acervo da videoteca do Luís Miguel Mira, a fotografia antiga do Castil tirei-a do Ié-I.é

1 comentário:

ié-ié disse...

E nestes Charlots está o portuguesíssimo Luiz Rego!

LT