quinta-feira, 14 de junho de 2012

SARAMAGUEANDO


A Fundação José Saramago, sediada na Casa dos Bicos, em Lisboa, abriu ontem as portas e cerca de 2.000 pessoas terão passado pelo edifício, onde se encontra a exposição permanente A Semente e os Frutos.

Até ao final de Junho, as entradas serão gratuitas, e a partir de Julho passarão a custar três euros para os visitantes nacionais, e entre cinco a seis euros para os visitantes estrangeiros.

O horário de abertura ao público será das 10:00 às 18:00 (com última entrada às 17:30) nos dias úteis, e das 10:00 às 14:00 (com a última entrada às 13:30) aos sábados, indica a entidade.

A exposição possui um espaço onde foi reproduzido o primeiro escritório onde Saramago escreveu, contendo a secretária e outros objetos pessoais, como os óculos e a máquina de escrever.

A criação da Fundação José Saramago é, vamos dizê-lo sem pudor nem complexo, um acto de passagem do escritor ante-mortem para o escritor post-mortem. Uma fundação não chega, nem só por si faz com que o autor se etrenize, mas é um instrumento válido para que o escritor deixe que a instituição literária trbalhe sobre a sua obra tanto antes como após a sua morte.

De um depoimento de Carlos Reis em Uma Longa Viagem com José Saramago.


Legenda: imagem do Diário de Notícias.

Sem comentários: