terça-feira, 31 de janeiro de 2017

TRUMPALHADAS


1.

Donald Trump, demitiu a procuradora-geral interina, Sally Yates, depois de esta ter dito aos juristas do Departamento de Justiça para não cumprirem os requisitos da ordem executiva presidencial que levou ao fecho das fronteiras dos EUA a cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

Este foi o culminar de uma noite agitada em Washington D.C., depois de Sally Yates ter dito que não estava «convencida» da legalidade da ordem executiva de Donald Trump. Segundo o The New York Times, Sally Yates recebeu uma carta a informá-la da sua demissão assinada por um dos funcionários do Presidente norte-americano. Pouco depois, a Casa Branca emitiu um comunicado onde o assessor de imprensa, Sean Spicer, escrevia: «A senhora Yates era uma escolha da administração de Obama que é fraca em matéria de fronteiras e muito na imigração ilegal».

Da declaração escrita de Sally Yates:

 «Sou responsável por assegurar que as posições que adotamos nos tribunais se mantêm consistentes com obrigação solene desta instituição de procurar sempre a justiça [das decisões] e de defender o que é certo. Neste momento, não estou convencida de que a defesa da ordem executiva seja consistente com essas responsabilidades, nem estou convencida de que a ordem executiva seja legal. Enquanto for procuradora-geral interina, o Departamento de Justiça não apresentará argumentos a favor da ordem executiva, a menos que me convençam de que é apropriado fazê-lo».

2.

Para se ter uma ideia da gente que rodeia Trump atente-se que Kellyanne Conway, a conselheira de Donald Trump, e antiga diretora de campanha do presidente dos Estados Unidos, sugeriu que alguns dos jornalistas e comentadores que acompanharam as presidenciais norte-americanas deveriam ser demitidos.

 «Se isto fosse um negócio a sério e os órgãos de comunicação social principais estivessem no setor privado em expansão, que realmente gerasse dividendos, 20 por cento das pessoas tinham sido despedidas. Os jornalistas deviam estar envergonhados. Nem uma pessoa de uma estação foi despedida, nenhum comentador político que falou mal de Donald Trump foi demitido. Estão a comentar todos os domingos, estão nos canais todos os dias. Onde está o primeiro editor ou o primeiro blogger que vai ser despedido, que envergonharam os títulos para onde escrevem? Nós sabemos os seus nomes. Sou demasiado educada para os dizer. A eleição foi há três meses e ninguém foi despedido.»

3.

No Diário de Notícias, de hoje, dois artigos de opinião sobre Donald Trump.

Um de Pedro Tadeu, com o título: «A luta contra Trump, assim, não vai a lado algum»:


Outro de João Pedro Henriques, com o título: «A vitória da política (infelizmente)»:

Sem comentários: