sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O BOM GIGANTE


Já não vi jogar nem o Julinho, nem o Peyroteo que o meu pai considerava excelentes avançados-centro, como então se dizia. Mas vi José Águas, ícone da minha juventude, o elegante Zé Águas e José Torres, o desengonçado Zé Torres, que, hoje, aos 71 anos, morreu com Alzheimer.

Se, porventura, existisse um protótipo de jogador de futebol, José Torres não entraria nesse número. Mas era um jogador de uma utilidade espantosa, dedicado ,e de uma humildade que superavam largamente as suas desengonçadas passadas.


Dignificou toas as camisolas que envergou.

Ao serviço do Benfica marcou 226 golos e na época 1962/1963 foi “Bola de Prata” com 26 golos marcados, foi nove vezes campeão nacional pelo Benfica, seis Taças de Portugal conquistadas, esteve em três finais europeias, fez parte da selecção nacional que em 1966 disputou o Mundial em Inglaterra, como seleccionador apurou Portugal para o Mundial do México - “deixem-me sonhar”, disse ele, quando tudo parecia perdido até àquele louco pontapé do Carlos Manuel.

Recordo os seus saltos, de braços no ar, cada vez que metia um golo, uma autêntica alegria de menino.

Em 1980, envergando a camisola do Estoril, pôs um ponto final na sua carreira de futebolista. Tinha 42 anos.

José Torres deu tudo o que tinha ao futebol, mas este não lhe pagou com a mesma moeda.

Os últimos anos passou-os em casa, anos muito difíceis, não só pela doença, que começou a revelar-se em 2000, mas também por problemas financeiros. José Torres, só quando chegou à idade da reforma, se apercebeu de que os únicos descontos em seu nome, eram do tempo em que foi aprendiz de serralheiro, antes de ser futebolista. Agora, na hora da sua morte, são numerosos e fáceis os elogios, mas quando José Torres necessitou de apoio nem a Federação nem o Benfica lhe prestaram a necessária ajuda.

“Neste momento de profunda tristeza para os adeptos de futebol, em particular para os benfiquistas, o Sport Lisboa e Benfica endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de José Torres”, pode ler-se na nota publicada no site oficial do clube.

Words, words, words.

Sem comentários: