quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?

São, com efeito, seres horríveis, as sereias. Move-as o puro gosto de matar, de remeter a carne humana à sua origem, ao lodo, aos vermes e à fermentação. Vêm de tempos velhos, do horror de uma terra convulsa, ainda encharcada em sangue e lava, revoltada por nascer. Cantam, tal como canta a mulher feia, com a face escondida e desejando que quem a escuta se estilhace como vidro.
Aquela intensa expectativa erótica que, ao longo de séculos, levou os desejos dos homens para as sereias desfaz-se brutalmente em quem as vê. Pois estas são as gregas, as de Ulisses. Desde que os homens do Ocidente conceberam a imagem literária, a mulher-peixe, as sereias que existem realmente já não destroem por afogamento. Basta-lhes assistir à decepção.


Hélia Correia em “Bastardia”, “Relógio d’Água”, 2005

Legenda: Kirk Douglas no filme “Ulisses”

Aviso à Navegação:

“Ulisses” vai ser exibido na Cinemateca no próximo dia 6 de Setembro pelas 15,30 horas, na Sala Dr. Felix Ribeiro.

Citado do programa:

“Filme de Mario Camerini e Mario Bava (não creditado)
com Kirk Douglas, Silvana Mangano, Anthony Quinn, Rossana Podestà, Sylvie, Daniel Ivernel
Itália, 1953 - 91 min / legendado em português
Filme que parte da famosa obra de Homero e que retrata as aventuras de Ulisses, na viagem de regresso a casa após dez anos de guerra. O ffilme é uma super-produção italiana que conta com vários grandes actores nos principais papéis e com a participação de Mario Bava na realização sem, contudo, ser creditado. Primeira exibição na Cinemateca.”


“Ulisses"
é um dos filmes da minha adolescência. Visto nas fabulosas matinées de domingo do “Cine-Oriente”.

Sem comentários: