sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

RELACIONADOS


Gostar de começos de livros, gostar de finais, gostar de conteúdos, em suma, gostar de livros.

Pode-se viver sem ler? Pode, mas vive-se pior.

O final de Os Maias de Eça de Queiroz está no top mais da minha lista de finais de livros.

Aqui vai:

E ambos retardaram o passo, descendo para a Rampa de Santos, como se aquele fosse em verdade o caminho da vida, onde eles, certos de só encontrarem ao fim desilusão e poeira, não devessem jamais avançar senão com lentidão e desdém. Já avistavam o Aterro, a sua longa fila de luzes.
De repente Carlos teve um largo gesto de contrariedade:
- Que ferro! E eu que vinha desde Paris com este apetite! Esqueci-me de mandar fazer hoje para o jantar um grande prato de paio com ervilhas.
E agora já era tarde, lembrou Ega. Então Carlos, até ai esquecido em memórias do passado e sínteses da existência, pareceu ter inesperadamente consciência da noite que caíra, dos candeeiros acesos. A um bico de gás tirou o relógio. Eram seis e um quarto!
- Oh, diabo!... E eu que disse ao Vilaça e aos rapazes para estarem no Bragança pontualmente às seis! Não aparecer por ai uma tipóia!...
- Espera! - exclamou Ega - Lá vem um «americano», ainda o apanhamos.
- Ainda o apanhamos! Os dois amigos lançaram o passo, largamente. E Carlos, que arrojara o charuto, ia dizendo na aragem fina e fria que lhes cortava a face:
- Que raiva ter esquecido o paiozinho! Enfim, acabou-se. Ao menos assentamos a teoria definitiva da existência. Com efeito, não vale a pena fazer um esforço, correr com ânsia para coisa alguma...
Ega, ao lado, ajuntava, ofegante, atirando as pernas magras:
- Nem para o amor, nem para a glória, nem para o dinheiro, nem para o poder...
A lanterna vermelha do «americano», ao longe, no escuro, parara. E foi em Carlos e em João da Ega uma esperança, outro esforço:
- Ainda o apanhamos!
- Ainda o apanhamos!
De novo a lanterna deslizou, e fugiu. Então, para apanhar o «americano», os dois amigos romperam a correr desesperadamente pela rampa de Santos e pelo Aterro, sob a primeira claridade do luar que subia.

José-Augusto França, para final das suas Memórias Para o Ano 2000, foi buscar o aceno do «Americano» do Eça.

Está em Paris, com sua mulher Mahité, descreram na estação de metro de George V, a meio dos Champs. A noite foi longa, a manhã está fria. A vontade, o gosto de um café bem quente e um «croissant»;

… Agora, ao frio real oponho a esperança modesta de um café bem quente . atravessamos, a Mahité e eu para o Fourquet’s. Haverá, restará algum «croissant» crustilhante e lunar, neste deserto de gente? Corramos então para ele: ainda o apanhamos, ainda o apanhamos!...

Legenda: fotografia de um «Americano» tirada do blogue Restosde Colecção.

Sem comentários: