segunda-feira, 19 de abril de 2021

ALGUNS DIAS ANTES DE 25


 

Falta uma semana para que aconteça o 25 de Abril de 1974.

Neste dia 19 de Abril de 1974,  o chefe de estado, o governo de Marcelo Caetano, prosseguem as rotinas das suas governações. Esta imagem, tirada do Notícias de Portugal, mostra as visitas que membros do governo, governadores civis e outras gentes, fizeram a Américo Tomás.

1.

O ministro do interior César Moreira Baptista deslocou-se ao Porto para a tomada de posse do Governador Civil.
No corpo da notícia, publicada por O Século, uma fotografia com a seguinte legenda:
«Para a sua primeira deslocação ao Porto como ministro do Interior, o dr. César Moreira Baptista escolheu mais democrático dos meios de transporte ao seu alcance: o comboio. Como um vulgar passageiro embarcou, no rápido das 8 e 40 em Santa Apolónia e, ora entretido na leitura, ora contemplando a paisagem através das amplas “vidraças” da carruagem, “venceu, a distância, chegando ao Porto à hora do almoço, para, durante a tarde e a noite cumprir o programa oficial que ali o aguardava.»

2.

A censura determinava para os jornais que eram proibidas todas as notícias a dizer «Traineiras não foram para o mar.»

3.

O Presidente da República Américo Tomás visita a Barragem da Aguieira.

4.

O ministro do Ultramar Baltasar Rebelo de Sousa, ao despedir-se de um grupo de alunas do Instituto de Odivelas que se preparava para visitar Angola, garantiu-lhe que naquelas terras se sentiriam ainda mais portuguesas perante a lição de patriotismo que as populações de todas as etnias lhes vão proporcionar, pela comunhão humana que ali se respira e pelo entusiasmo galvanizante de todos, especialmente da sua generosa e promissora juventude.

5.

Numa reportagem na Praça de Alcântara o jornalista do Diário de Lisboa registava as queixas de uma florista que cada vez se vendiam menos flores. Só nos sábados é que as pessoas compram um raminho para alindar as casas. As rosas vermelhas estavam a 25 escudos e os cravos, de qualquer cor, a 20 escudos.

6.

Neste dia, Diniszde Almeida no seu livro Origens e Evolução do Movimento dos Capitães:

Acompanhado do capitão Almeida Pereira, dirigi-me ao C.I.C.A, 4 onde contactei o major Borges.
Posto ao corrente da situação, não aderiu, embora se comprometesse inclusive a colaborar passivamente em tudo o que não o comprometesse directamente.

7.


Com regularidade, ouvíamos os velhos discos que davam conta de lutas e esperança.

Quantas vezes tocou este EP do Manuel Freire, editado em 1968 pela Tagus , principalmente Livre, poema de Carlos de Oliveira: Não há machado que corte a raiz ao pensamento?

Sem comentários: