sábado, 24 de abril de 2021

NO IMPONDERÁVEL AZUL CELESTE


É, andei por aí. Com gente, procurando gente, pontes e vales, tem siso assim esta vida. E houve aquele dia, 25 de Abril de 1974.

Dizem que por um Abril houve uma revolução, outros dizem que houve um golpe de estado, outros ainda que houve uma abrilada, sucederam coisas gritadas nas ruas, outras soavam nas sombras clandestinas.

Na escola disseram aos miúdos que tinham que ir para casa, estava a acontecer qualquer coisa em Lisboa.

Que comemoramos no domingo? Que resta daquele dia?

O chefe de redacção telefonou ao repórter, gritou-lhe: Salta da cama. A Revolução está na rua e é precisos escrevê-la!

Isso é passado, é tão passado que eu já não comemoro o 25 de Abril. Sentir-me-ia um irresponsável celebrando qualquer coisa de que eu não posso ver nenhum sinal, porque tudo o que o 25 de Abril me trouxe.

Podemos saudar o desespero que nos invadiu perante algo que falhou?

Estragaram a tua festa pá!, cantaram no outro lado do Atlântico.

Houve quem dissesse que as revoluções são sonhadas por idealistas e realizadas por fanáticos, e quem delas se aproveita são os oportunistas de todas as espécies.

O 25 de Abril é um dia e são dias. É daquelas datas que se constelam que estão antes de hoje, que hoje ecoam ainda, e que tremeluzirão no depois de hoje.

Quase sem darmos por isso, milhares de pessoas invadiram as ruas, ofereceram pão e cravos aos soldados, deram as mãos, sorriram, dos olhos saltavam sonhos e esperanças.

Alguém perguntou como era possível tanta e tanta gente quando meses antes, semanas antes, dias antes, eram tão poucos aqueles que apareciam para escrever palavras de ordem nas paredes da cidade, colar cartazes, distribuir uns panfletos impressos a stencil…

Será a memória curta? Apaga-se com facilidade?

O apagamento de memória é chocante

Deste dia até ao 1º de Maio, é provável que muitos devem ter dormido, mas não se lembram bem. Uma semana de loucura já ninguém me tira, posso não ser feliz mas poucos chegaram tão perto disso a que chamam felicidade.

É preciso ter vivido os anos terríveis, o tempo do desprezo, um tempo de ratazanas, para que aquele dia tivesse sido o que foi, um navio de sonho, uma nave de loucos, protagonistas duma enorme esperança, depois figurantes de um grande desencanto.

Terá sido assim há tanto tempo?

A ditadura acabou por ser derrubada por militares que antes desprezávamos.


Dezassete horas e 45 minutos bastaram para abater um regime que oprimiu o povo português durante 47 anos, 10 meses, 34 dias e algumas horas.

Teremos feito tudo para que as novas gerações fossem mais felizes?

Vale a pena assinalar a data quando nos esquecemos de ensinar a importância que aquele dia nos trouxe? Olham-se as pessoas de hoje, os jovens de hoje, formam um grupo largo e variado mas, olhando bem, estamos todos muito mal no retrato de conjunto…

Algures, numa dobra da história, alguma coisa falhou. O cantor, de viola às costas, acabou por dizer que houve alguém que se enganou.

A culpa é de todos, a culpa não é de ninguém.

Naqueles dias, quase poderíamos dizer que a paisagem mudara para sempre.

As paisagens até podem mudar, o resto… o resto… o resto… é uma chatice… um busílis de questão…

O escritor perguntava e respondia: para que serve a utopia? Serve para que eu não deixe de caminhar.


Um dia voltaremos a encontrar-nos todos no imponderável azul celeste.

E recomeçamos a busca dum país liberto, duma vida limpa e dum tempo justo.

Mas será que ainda verei alguém desenhar os nomes daqueles que, na sombra, nos lixaram a festa?


Montagem sobre textos de:

 Jorge Silva Melo, Virgílio Martinho, Baptista-Bastos, José Saramago, Rui Cardoso Martins, Chico Buarque, Manuel António Pina, Manuel Gusmão, Rodrigues da Silva, João Gobern, José Mário Branco, Eduardo Galeano, Mário Dionísio, Cristina Carvalho, Sophia de Mello Breyner Andresen.

Legenda: pintura de Vieira da Silva

Sem comentários: