quinta-feira, 15 de abril de 2021

OLHAR AS CAPAS


O Visconde Cortado ao Meio

Italo Calvino

Tradução: José Manuel Calafate

Capa: João da Câmara Leme

Colecção O Livro de Bolso nº 17

Portugália Editora, Lisboa s/d

Chegara à adolescência e escondia-me ainda entre a raízes descobertas das grandes árvores do bosque, contando histórias a mim mesmo. Uma agulha de pinheiro podia para mim representar um cavaleiro, ou uma dama, ou até um bobo da corte; eu imaginava-os movendo-se diante dos meus olhos e perdia-me em histórias intermináveis e fantásticas. Mas, depois, subitamente, sentia vergonha destas divagações e fugia, pelos bosques, sei lá de quê ou de quem.

Por fim, chegou também o dia em que até o próprio doutor Trelawney me abandonou. Certa manhã, entrou no golfo da nossa região uma esquadra de navios ostentando o pavilhão inglês. Toda Terralba desceu à praia, para observar, excepto eu, que não sabia. Nos parapeitos das amuradas e pela mastreação, multidões de marinheiros exibiam ananases e tartarugas e desenrolavam cartazes em que havia máximas e inglesas pintadas. Na ponte, no meio dos oficiais de tricórnio e cabeleira, o capitão Cook olhava pelo óculo a praia, e mal descobriu o doutor Trelawney, deu ordens para que, com bandeirinhas, lhe transmitissem a seguinte mensagem:

«Venha já para bordo, doutor. Temos de continuar aquela partida de sete-e-meio.»

O doutor despediu-se de todos os habitantes de Terralba e abandonou-nos. Os marinheiros entoaram o hino: «Oh! Austrália!» e o doutor foi içado para bordo a cavalo num barril de vinho carrascão. Depois levantaram ferro e partira.

Sem comentários: