segunda-feira, 12 de abril de 2021

SARAMAGUEANDO


12 de Maio de 1993

Cavaco Silva convidou Zita Seabra, pessoalmente, dizem-me a ocupar o lugar de António Pedro de Vasconcelos no Secretariado para o Audiovisual, Depois de o vermos e sofrermos no Governo durante estes anos, parecia que já deveríamos saber tudo a respeito de Cavaco: as suas maldades e as suas bondades, os seus tiques e manias, a esperteza e a estupidez, a cartilha económica e ignorância literária. Santo engano o nosso. Ainda nos faltava conhecer atá que ponto ele era capaz de demonstrar o seu desprezo por alguém. Fê-lo agora. Salvo se… Salvo se eu estou enganado, e tudo isto, sendo farsa, é a sério. Caso em que não teremos mais remédio que desprezá-los nós. A ambos.

José Saramago em Cadernos de Lanzarote Volume I

2 comentários:

Seve disse...

"OS CADERNOS DE LANZAROTE" e "Conta-Corrente" do Vergílio Ferreira, foram das melhores peças literárias que li até hoje. Absolutamente imperdíveis.
Obras primas!

Sammy, o paquete disse...

Assim como os crentes percorrem a Bíblia, percorro os Diários e Livros de Correspondênci que os escritores trocaram entre si, e cada vez que por essas páginas passo, encontro novas coisas, novas interpretações.