sexta-feira, 9 de abril de 2021

DOS REBOTALHOS E COISAS ASSIM...


Se o cidadão-português-vulgar-de-lineu já muitas dúvidas tinha em relação à Justiça portuguesa, irá deitar-se, esta noite, ainda mais depressivo, apreensivo, amedrontado.

Da leitura pública do despacho de pronúncia, montado pelo juiz Ivo Rosa, 6.700 páginas de prosa, da acusação do Ministério Público contra José Sócrates, Ricardo Salgado e outros, ressalta que a maior parte das acusações já prescreveram, outras o juiz entende que o Ministério Público não fez com competência o seu trabalho.

Apenas 5 dos 28 arguidos vão a julgamento.

Sócrates será  julgado por seis crimes: três de branqueamento de capitais e três de falsificação de documentos, Ricardo Salgado será julgado por três crimes de abuso de confiança, Armando Vara será julgado por um crime de branqueamento de capitais, João Perna, o motorista de Sócrates, será julgado por detenção de arma proibida.

O juiz Ivo Rosa reduz, quase a cinzas, o megaprocesso, Operação Marquês, elaborado pelo Ministério Público, que vai recorrer da decisão.

Este processo que já demorou sete anos e qualquer coisa, arrisca-se a ser concluído lá para o ano 2026.

A justiça portuguesa sai arrasada e desfeita desta diatribe de Ivo Rosa que, ao que dizem os entendidos-más-línguas tem contas a ajustar com o Ministério Publico e com o Juiz Carlos Alexandre e aproveitou a oportunidade para os deitar abaixo. O que poderia ser dirimido num qualquer tasco, teve, durante a tarde do dia de hoje, o palco da Campus Justiça, os holofotes das televisões.

Já o entardecer acontecia na cidade, quando as televisões ainda apanharam Sócrates, numa esplanada do Parque das Nações, com os seus advogados, a beber uns fininhos e a comer umas sandes mistas em pão de forma.

Não resistiu em afirmar que «todas as grandes mentiras da acusação caíram» e, cereja no topo do bolo,  quer voltar à política.

Chegará?!

E será possível, neste país, alguém ser condenado por corrupção?

1.

 Foi hoje anunciado que a 92.ª edição da Feira do Livro de Lisboa vai realizar-se entre 26 de Agosto e 12 de Setembro, no Parque Eduardo VII, com as mesmas condicionantes do ano passado. mas o importante é que os livros venham para a rua, possam ser olhados, folheados.

2.

Um restaurante em Lisboa abriu, na quarta-feira, ilegalmente as suas portas para que um grupo de gente famosa pudesse assistir à transmissão televisiva do Porto com o Chelsea.

Não li a notícia, apenas o cabeçalho.

Alguém foi preso? Alguém pagou multas?

Há dias, um desgraçado foi multado pela Polícia Municipal, à porta da leitaria do bairro, porque estava a comer «gomas».

3.

Nos últimos 45 anos fecharam mais de mil quilómetros de linhas ferroviárias, e três capitais de distrito, Viseu, Vila Real e Bragança ficaram sem acesso ao comboio.

 4.

Disse Ana Sousa Dias:

«O acto amoroso, caramba, é muito mais complicado para um homem do que para uma mulher. Nós temos esse lado de concha sempre pronto, mesmo que o desejo não nos assista, o nosso corpo faz-se pronto, e o deles não, têm de estar sempre a prestar a prova disso. Essa sim, é uma grande diferença.»

Sem comentários: