sábado, 24 de abril de 2021

ALGUNS DIAS ANTES DE ABRIL


Quando o país bocejante se deitou, só alguns dos seus habitantes, muito poucos, sabiam que esta não seria uma noite igual a tantas outras, seria mesmo uma noite invulgar.

1.

Os espectadores que assistiram, no Coliseu, à representação da Traviata, ao saírem, já João Paulo Dinis, na emissão do Rádio Peninsular dos Emissores Associados de Lisboa, tinha enviado o primeiro sinal para os militares saírem dos quarteis: Faltam cinco minutos para as 23,00 horas. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74 – E Depois do Adeus.

No Diário de Notícias pode ler-se que um Coliseu repleto de público, assistiu a uma récita da Traviata com Alfred Kraus, que consagrou Joan Sutherland, que a récita terminou em delírio colectivo, com ovações intermináveis e inúmeros cravos atirados das frisas.

Por motivos imprevistos, sabemos quais, Otelo Saraiva da Carvalho tinha bilhetes para, com sua mulher, assistirao espectáculo, mas faltou.

2.

O Diário de Notícias publica na 1ª página um editorial com o título: Balas de Papel. Terminava assim:


Só nós, Portugueses, somos senhores do nosso destino. E estamos tão estoicamente empenhados na defesa dos lusos territórios ultramarinos, como preparados para enfrentar as batalhas de opinião, desencadeadas – sabe-se lá – por que interesses feridos ou conveniências não acauteladas…


Parece-nos, entretanto, oportuno prevenir os franco-atiradores dispersos pelos países amigos, de que não receamos as balas de papel – como não tememos as outras. Elas não conseguirão desalojar-nos das atitudes assumidas e das posições tomadas.

3.

Pela manhã, Otelo Saraiva de Carvalho desloca-se à estação dos CTT da Estefânia, em frente à Academia Militar, de onde envia para os Açores o telegrama codificado que combinara com Melo Antunes, com a data e a hora do golpe: Tia Aurora parte Estados Unidos 250300. Primo António.

4.

Numa  conversa telefónica com um dos seus ministros, que lhe dá conta dá conta de movimentações militares, Marcelo Caetano terá dito: Isso é mais um boato desgastante.

Marcelo Caetano no seu Depoimento, publicado no exílio no Brasil, escreve que a
Revolução veio efectivamente de surpresa.

5.

Para o dia 25, os serviços de meteorologia previam: Céu pouco nublado, por vezes muito nublado; vento fraco de norte; possibilidade de trovoada e aguaceiros.

 6.

Nos primeiros vinte minutos do novo dia, no programa Limite, transmitido pelos emissores da Rádio Renascença, em fundo começam a ouvir-se, no empedrado da estrada, aqueles passos cadenciados e o locutor Leite Vasconcelos lê a quadra de José Afonso que declara que o povo é quem mais ordena, dentro de ti ó cidade.

7.

O navio de sonhos largava do cais de silêncio rumo à estrela polar.
Saberemos, depois, que vamos poder sorrir sem amargura.

8.

Chegara o Dia das Surpresas!



Sem comentários: