sexta-feira, 23 de abril de 2021

ALGUNS DIAS ANTES DE ABRIL


23 de Abril de 1974

Sob a presidência do Prof. Doutor Marcelo Caetano, reuniu, hoje, em São Bento, o Conselho de Ministros.


O Conselho ocupou-se largamente da conjuntura económica do País e da necessidade de acompanhar a marcha da inflação, nos aspectos que não possam ser totalmente travados, de modo a combater a especulação e a moderar quanto possível a alta dos preços.


Iniciou também o estudo de providências sobre a situação do funcionalismo.


Os trabalhos prosseguirão sobre estas matérias em reuniões do Conselho de Ministros para Assuntos Económicos, até estarem prontos os diplomas a aprovar.

1.

Foi tornado público um aviso dirigido a todos os mancebos que se apresentem às Juntas de Recrutamento Militar, no ano em curso de que devem fazê-lo acompanhados dos documentos necessários e obrigatórios para a sua identificação e regular funcionamento das Juntas, nomeadamente o bilhete de identidade, a cédula de recenseamento, certificados de habilitações literárias e carteiras profissionais ou sindicais.

2.

O serviço de Informação Pública das Forças Armadas anuncia a morte de dez militares: quatro na Guiné e três em Moçambique, em combates, e três por doença em Angola.

3.

Foi adiado para 15 de Maio, por falta de testemunhas, o julgamento de Maria Helena Vidal, acusada de ter feito parte do comando que, em 10 de Novembro de 1961 assaltou um avião da TAP, que fazia a carreira Casablanca/Lisboa, espalhando panfletos contra o regime, sob Faro, Beja, Barreiro e Lisboa. Outros implicados no assalto foram Palma Inácio e Camilo Mortágua.

4.

Em Espanha começa a Vuelta com a presença de ciclistas portugueses, entre os quais  Joaquim Agostinho.

5.

Diniz de Almeida, no seu livro Origens e Evolução do Movimento dos Capitães, confirma o início das operações:

1 – A confirmação do início das operações é determinada por qualquer dos seguintes sinais indicados nos parágrafos 2 e 3.

2 – Às vinte e duas horas e cinquenta e cinco minutos (22,55 horas) do dia 24 de Abril de 1974 será transmitida pelos «Emissores Associados de Lisboa» uma frase indicando que faltam cinco minutos para as vinte e três (23 horas) e anunciando o disco de Paulo de carvalho, «E Depois do Adeus».

3 – Entre as zero horas  e a uma hora (1 hora) do dia 25 de Abril de 1974, através do programa da Rádio Renascença será transmitida a seguinte sequência:

a)      Leitura da estrofe do poema «Grândola, Vila Morena».

                 Grândola Vila Morena

                 Terra da Fraternidade

                 O povo é quem mais ordena

                 Dentro de ti, ó cidade.

b)     Transmissão da canção do mesmo nome, interpretada por José Afonso.

6.


Este EP de Samuel também deu muitas voltas e voltas.

No país cinzento da guerra colonial, da PIDE, da Censura, só tinha licença de cantigueiro quem fosse o bobo do rei.


Muitos recusaram esse papel e ajudaram-nos a acreditar que a Liberdade era possível, que não era apenas uma ideia cravada no calendário, não declarado, dos nossos sonhos.


Tudo era proibido, menos sonhar.


Os cantigueiros ajudaram-nos a palmilhar caminhos, muitos desses caminhos eram picadas.


E também se podia morrer pelo sonho que sonhávamos.

Sem comentários: