segunda-feira, 14 de junho de 2010

CRISE?... QUAL CRISE?...

Segundo o “Diário de Notícias” de hoje, a crise económica e as dificuldades em obter financiamento da banca estão a obrigar inúmeras empresas a fecharem as suas portas. Até ontem, 1836 sociedades entraram em insolvência, um aumento de quase 10% face aos números do ano passado. Em média, são 11,2 insolvências por dia. O número de insolvências, que no final do primeiro trimestre pouco ultrapassava as mil, regista um crescimento de 50% face a Junho de 2008.
Refere a Lusa, que a alimentação e medicamentos são os principais alvos de corte nos gastos das famílias portuguesas em crise. Curiosamente, poupa-se menos em bens supérfluos, como telemóveis ou televisão por cabo, tentando manter, pelo menos na aparência, o mesmo estilo de vida.
REVelou a OCDE que a taxa de desemprego em Portugal chegou aos 10,8% em Abril, com o país a subir uma posição e a registar a quarta taxa mais elevada da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
A percentagem da população activa no desemprego em Portugal subiu 0,2 pontos percentuais em Abril, face aos 10,6 por cento observados em Março, alcançando um novo recorde dos últimos 20 anos.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de desemprego observada no primeiro trimestre fixou-se, nos 10,6 por cento.
Mas os telejornais, de todas as televisões, abriram os seus noticiários para, durante infindáveis minutos, nos informarem que Portugal começa amanhã o seu desempenho no Campeonato da África do Sul. Tudo esmiuçadinho ao mais pequeno pormenor.
Drogba? Joga ou não contra Portugal?
Nani? Está lesionado ao ponto de não poder dar o seu contributo à selecção?
A insustentabilidade do país, seja lá o que isso for, continuará um destes dias!....

Sem comentários: