segunda-feira, 14 de junho de 2010

BOLAS PR'O PINHAL!



Dissertar sobre as relações entre o futebol, os políticos, os autarcas, os construtores civis, é entrar em campo minado, é entrar nos terrenos da mais execrável pornografia.

Um trabalho publicado no “Diário de Notícias” de hoje, referia o quanto pode beneficiar o governo pelo facto de o povo concentrar as suas atenções no futebol, em vez dos problemas gravíssimos que afectam o país.

“No final de Maio, 300 mil pessoas estiveram na rua a protestar contra o Governo. Mas, a partir de amanhã, o primeiro-ministro, José Sócrates, vai poder respirar quando a selecção nacional entrar no Mundial de futebol. Especialistas, políticos e dados económicos indicam-no: vêm aí semanas de menor contestação ao Governo”.

Mas o sociólogo Manuel Vilaverde Cabral, no citado trabalho, também alerta para o facto de que esta situação poderá "agravar-se caso Portugal não tenha sucesso.”


Sempre que Portugal atinge fases finais de campeonatos, os políticos agitam-se, e, de imediato ,correm ao encontro dos jogadores.


Em Évora, no estágio para o Mundial de 2006, José Sócrates compareceu e disse aos jogadores, também ao país, que “ a selecção tem o apoio e a solidariedade do povo português e os jogadores sabem que o país está muito envolvido e que sabem que os jogadores representam o país”.

Disse, também, acreditar que “podemos ser campeões do mundo.”


Na fotografia acima, ao tempo, publicada pelo “Expresso” o inenarrável Gilberto Madail, dededo espetado, diz-nos que com este 12º jogador, o campeonato está no papo.

Cavaco Silva não foi ter com os jogadores a Évora, mas os jogadores foram ter com ele a Belém. 

Parece ao história do Solnado.

Também recebeu uma camisola 12 e expressou o desejo que Pauleta meta muitos golos.
Após a recepção, Cavaco Silva disse aos jornalistas: 

“Vai ser um campeonato renhido. As equipas que estão na fase final são muito boas. A presença de Portugal no Campeonato do Mundo é um factor de auto-estima, tal como aconteceu no Euro 2004. Temos jogadores de nível mundial. Há grande entusiasmo à volta da selecção. Transmiti uma palavra de estímulo e confiança aos jogadores. Tenho a certeza de que eles vão dar tudo para honrar o nome de Portugal. Confio na Selecção.”

Ainda durante o mesmo Mundial, o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, não pôde deslocar-se a Évora, mas voou para Colónia, ao encontro dos jogadores e não foi de modas:

“O Céu é o limite. É preciso ter ambição. Tenho grande esperança nesta equipa.”

Se bem se lembram, Portugal classificou-se em 4º lugar.

Sem comentários: