quarta-feira, 30 de junho de 2010

BOLAS PRÓ PINHAL!


A Selecção Nacional regressou da África do Sul.

Mas há outros campeonatos que não podemos mesmo perder e, enquanto nos enlevamos no calor dos estádios, é isso o que nos está a acontecer: o emprego precário, o desemprego, o crescente endividamento das famílias, listas de espera nos hospitais, a fome, sim a fome.

A bola pró pinhal de hoje, é a crónica do Manuel António Pina no “Jornal de Notícias”:

“Um estudo do ISCTE revela que 20% de portugueses vivem abaixo do limiar de pobreza e que isso só não acontece a outros 20% porque as ajudas do Estado ainda os vão mantendo à tona.
Mais: 31% das famílias estão no escalão logo acima do da pobreza, à bica para se tornarem também pobres; 21% vivem no limite, sem margem para qualquer despesa inesperada; e 12% não conseguem sequer comprar os medicamentos de que precisam. E, no entanto, mesmo dizendo-se "desconfiados", esses portugueses consideram-se "felizes".
Um outro estudo divulgado no mesmo dia, agora do Ministério do Trabalho, talvez ajude a perceber a sempre tão cantada e portuguesíssima "alegria da pobreza": a população com "baixas qualificações" intelectuais e culturais representa entre nós mais de dois terços (69,1%) da população activa total, o triplo da média da UE.
Ou seja, o "desconfiado" e "feliz" bom povo português estará, em termos culturais, algures a meio caminho entre o homem natural de Rousseau e o de Hobbes. Talvez aconteça, pois, que seja infeliz, pelo menos "de vez em quando" como Alberto Caeiro; só que, se calhar, não o sabe.”

Sem comentários: