quinta-feira, 6 de outubro de 2011

IDÍLIO EM BICICLETA


“De Piedra Buena a Rio Gallegos são cerca de 240 quilómetros de deserto, com um hotel, restaurante e gasolineira pelo quilómetro 105, em Marchand. Era para aí que eu apontava as agulhas quando comecei a pedalar, pelas geladas nove horas da matina. O vento silvava e trazia mais frio ao frio. As nuvens eram espessas e mantinham o frio mais frio. As poças de água na berma da estrada e as pequenas lagoas circundantes, irradiavam frio que se juntava ao frio. Os camiões que passavam, ruidosos, transportavam um vácuo frio que acrescentava frio ao frio. O planalto infinito e infinitamente plano gelava o olhar. Pedalava para sul, para o frio da fria patagónia, em busca da fronteira da fria Tierra del Fuego e da cidade de Ushuaia. Passou por mim uma ambulância de “traslados”, que se deteve uma centena de metros adiante, na berma da estrada, com os piscas ligados. Não deveria ser para mim, pois ainda não me considero a necessitar de ser trasladado… mas, ao passar, a porta abriu-se e o jovem condutor saiu com um sorriso no olhar, uma mão estendida para me cumprimentar e a outra com um iogurte: é para o desayuno, sorria, deveras contente com o encontro. Esperou que bebesse, recebeu a embalagem vazia e abraçou-me. Eu não encontrava palavras para expressar a surpresa e a gratidão, não pelo iogurte mas pela atitude… “

Texto e imagem de Idílio Freire

Sem comentários: