quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O HOMEM QUE SABIA OUVIR


Chamava-se Michel Giacometti, nasceu em Ajaccio, na Córsega, era etnomusicólogo. 
      
Em Paris conheceu uma portuguesa com quem se casaria. Vieram passar a lua-de-mel a Portugal e apaixonou-se ao ponto de por cá ficar e ter percorrido, de lés-a-lés, o país recolhendo músicas e cantares portugueses, Um trabalho que contou com a colaboração de Fernando Lopes Graça, e que constitui a mais completa documentação do Cancioneiro Popular Português.

No mundo existem poucos homens como Michel Giacometti, com paixão por aquilo que fazem, que vivem para os outros esquecendo-se de si próprios. Desaguou em Portugal e trabalhou em condições de grande precariedade. Em lugar de lhe darem meios e condições para o seu trabalho, a ditadura só lhe colocou problemas e entraves.

“ Nunca tive os meios, mal conseguia sobreviver”, disse numa entrevista a Adelino Gomes.
Mais tarde, já quase em final de vida, e para sobreviver, venderá à Secretaria de Estado da Cultura, os arquivos sonoros, a colecção de instrumentos musicais, e  à Camara de Cascais a biblioteca.

“Penso se tudo isto terá valido a pena. Penso que posso morrer e o material desaparece; que não fui capaz de deixar, não digo discípulos, mas pessoas capazes de continuar o trabalho”, disse ainda na entrevista a Adelino Gomes.

Michel Giacometti deixou dito, que no Alentejo existe um gosto pelo canto, único no mundo. 

Quando morreu em 24 de Novembro de 1990, quis ser sepultado na pequena aldeia de Peroguarda no concelho de Ferreira do Alentejo. 

Tinha 61 anos.

Legenda: Michel Giacometti com Fernando Lopes Graça

Sem comentários: