quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O SENHOR DO ADEUS


Para combater a solidão, todas as noites, um homem, a uma esquina no Saldanha, acenava aos carros que passavam.

"Chamam-me o Senhor do Adeus, mas eu sou o Senhor do Olá. Aquele que acena no Saldanha, a partir da meia-noite. Tudo isto é solidão? Essa senhora é uma malvada, que me persegue por entre as paredes vazias de casa. Para lhe escapar, venho para aqui. Acenar é a minha forma de comunicar, de sentir gente.
Venho para a Praça Duque de Saldanha, desde que fiquei nas mãos de não ter ninguém"
(“Expresso”, s/d)


Tornou-se uma figura da cidade. Morreu ontem, tinha 79 anos e a sua morte é notícia dos jornais de hoje.

Gostava de cinema, que partilhava com o músico de jazz Filipe Melo e Tiago Carvalho, e colocava as impressões sobre os filmes que via, no blogue “O Senhor do Adeus”, que mantinha desde Maio de 2009, e que, há pouco, registava mais de 100 mensagens na caixa de comentários.

“Meus caros amigos e leitores:

Soube agora que o meu grande amigo João Serra, o famoso Senhor do Adeus, faleceu. Conheci-o há cerca de 7 anos e desde então fomos todos os Domingos ao cinema - O João, o Tiago Carvalho e eu. Ficámos todos muito próximos e os Domingos à noite eram o oásis da nossa semana.
Todos os dias, o João dizia adeus às pessoas. Era assim que assim fazia as pessoas felizes e que as pessoas lhe retribuíam essa felicidade. Era um dos meus melhores amigos, e terei muitas saudades das nossas idas ao cinema e de o ver a sorrir e a trazer alegria a todos os que o rodeavam.
Como dizia o João: "Até sempre!"

Filipe Melo”

Sem comentários: